Câmeras e histórias na mão do morador

Categorias
Texto por
Luize Sampaio
Data
23 de março de 2023

Quantas salas de cinema tem no seu bairro ou favela? Na metrópole do Rio, quase 50% das salas estão concentradas na zona sul do Rio, Grande Tijuca, Barra e Jacarepaguá. Se assistir ao filme já é um desafio para os moradores de periferia imagina conseguir produzir suas próprias obras, é dessa reflexão que surgiu a do curso “Pega a Visão”, produzido pelo coletivo Fala Akari. O projeto “Pega a Visão” é um curso de introdução audiovisual voltado para moradores da favela do Acari e comunidades ao redor. O fundador e coordenador da formação, Felipe Nunes, contou que esse é um projeto feito por e para quem mora na favela. 

Foto: Mayara Donaria

“A gente já tinha esse projeto no papel há bastante tempo, só que faltava dar o ponta pé e quando a Casa Fluminense abriu o edital a gente pensou que era a hora certa. O curso é uma introdução para a galera que quer aprender sobre esse mundo e nunca teve oportunidade, é uma formação periférica e afrocentrada. Ele é todo tocado por nós, não veio ninguém de fora nos ensinar como fazer, todo mundo que está envolvido no projeto é cria de Acari. É um projeto da favela para a favela”, resumiu Nunes. 

O coletivo Fala Akari foi criado em 2015 com objetivo de denunciar os casos de violência causados pelo estado dentro da comunidade. Foi a partir de 2019 que o grupo começou a diversificar suas frentes de trabalho. O coletivo passou a organizar ações de apoio social, eventos culturais e fundou um pré-vestibular comunitário. Agora, o Fala dá mais um passo com a formação voltada para o audiovisual, o objetivo é buscar criar e se reapropriar das narrativas sobre a favela. 

“Com o Pega a Visão, conseguimos alcançar novos rostos favela que vão agora fazer parte da linha de trabalho audiovisual do coletivo. Somos poucos, então formar uma nova galera para trabalhar com a gente é uma forma que encontramos para deixar viva a memória de Acari. A gente aqui tem muito fazedor de cultura e temos o movimento das mães de Acari, são muitas coisas acontecendo na nossa comunidade e queremos deixar essas histórias vivas ainda mais entre os moradores”, explicou o coordenador. 

Foto: Mayara Donaria

Além das aulas na sede do coletivo, os alunos também tiveram a oportunidade de realizar oficinas externas com profissionais do meio. Os organizadores do projeto afirmaram que novas turmas devem ser abertas para este ano. Para conhecer mais o trabalho do coletivo, acesse aqui

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
vel, quis velit, tristique felis ut libero. dolor sit sem,