Inscrições de atividades para o 6º Fórum Rio, em Queimados, estão abertas

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
5 de outubro de 2015
cf_eflyer_chamada_01

Proposta

Realizado três vezes por ano, ao longo de um dia, o Fórum Rio é um evento itinerante de articulação entre instituições e coletivos da metrópole. É também o momento de encontro presencial dos associados e parceiros da Casa Fluminense, cujo objetivo é ampliar o diálogo e gerar acúmulo sobre os temas prioritários da Agenda Rio 2017.

Diagnosticar desafios e oportunidades, e construir coletivamente propostas de políticas públicas que apontem para o aprofundamento da democracia, a superação progressiva das desigualdades e o desenvolvimento sustentável são as finalidades. Com isso, contribuir para a ampliação do repertório e fortalecimento de uma cultura de cidadania ativa na população, afirmando uma pauta comum para o Rio inteiro.

O próximo Fórum Rio será realizado em Queimados, no dia 28 de novembro. Para ampliar a construção compartilhada do Fórum Rio, a sexta edição receberá inscrições para atividades. Veja abaixo como sua organização participar!

Cronograma resumido

Prazos Procedimentos
5 de outubro a 23 de outubro Inscrições de atividades
27 de outubro Divulgação do resultado inicial
28 de outubro Reunião com os selecionados e alinhamento com os objetivos do Fórum Rio
29 de outubro Divulgação do Resultado final
28 de novembro Realização do 6° Fórum Rio

 

Seleção de propostas

O 6° Fórum Rio agrega três tipos de atividades: Diálogos, debates e oficinas; Feira de Integração; e Apresentações Culturais. Todas acontecem na parte da manhã, de forma simultânea. Na parte da tarde, haverá a plenária Agenda Rio 2017, com apresentação dos encaminhamentos dos debates da parte da manhã e a discussão dos temas prioritários. Os critérios para a seleção das propostas são:

  1. Alinhamento com um dos três eixos da Agenda Rio 2017: Promoção da igualdade, Aprofundamento democrático ou desenvolvimento sustentável.
  2. Clareza da proposta e viabilidade para realizá-la na estrutura disponibilizada pelo Fórum Rio.
  3. Capacidade de mobilização das organizações proponentes.
  4. Atividades que tenham a perspectiva metropolitana ou regional.
  5. Possibilidade de desdobramentos da atividade pós-Fórum Rio.

As inscrições podem ser feitas por pessoas físicas ou coletivos (instituições ou movimentos), de acordo com a atividade selecionada.

O comitê organizador do Fórum Rio, formado pelo núcleo executivo e o conselho deliberativo da Casa Fluminense, fará a seleção das propostas mais adequadas aos objetivos do encontro.

Após o resultado inicial da seleção de propostas, será realizada uma reunião com os candidatos selecionados para alinhamento com os objetivos do Fórum Rio e da Agenda Rio. Nessa ocasião, as propostas poderão ser ajustadas, conforme entendimento entre comissão e os candidatos. Após essa reunião, o resultado final será divulgado.

Resultados

O resultado inicial será divulgado aos selecionados por e-mail e publicado no site da Casa Fluminense no dia 27 de outubro. A reunião de alinhamento com os selecionados será no dia 28 de outubro, às 18h30, na Casa Fluminense, na Glória. O resultado final sairá no dia seguinte, 29 de outubro, por e-mail e no site da Casa Fluminese.

Certificados

Todos os selecionados receberão certificados de participação no evento.

Logística e apoio

A Casa Fluminense é responsável por toda a logística do evento: organização das salas, computadores, datashow, equipamentos, água e outros.

O transporte até o local do Fórum Rio é de responsabilidade dos participantes. No entanto, a Casa Fluminense disponibiliza vans em diversos pontos da cidade metropolitana que poderão ser utilizados pelos participantes.

História

O primeiro Fórum Rio aconteceu na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF), em Duque de Caxias, em abril de 2014. Já o segundo foi realizado em agosto, no Circo Crescer e Viver, no centro da capital, em plena eleições estaduais de 2014, lançando publicamente a Agenda Rio 2017. O terceiro foi em novembro, no centro de Formação de Líderes (CenFor) de Nova Iguaçu e foi marcado pela entrega da Agenda Rio 2017 ao governo do estado do Rio. Em 2015, foi realizado o quarto Fórum Rio, dessa vez em Senador Camará, na zona oeste da capital, com a entrega do documento à prefeitura da capital.  O 5º Fórum Rio, realizado em agosto, na UERJ/FFP, em São Gonçalo, evidenciou a ampliação do evento, lançou o Mapa da Desigualdade e Mapa da Participação e representou a entrada no leste metropolitano.

Fórum Rio 2019 vem aí

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
Donec accumsan mattis mi, neque. elit. vulputate, ut massa venenatis dolor