A Casa no Brasil

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
2 de dezembro de 2013

A Casa Fluminense participou no último final-de-semana do encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. A rede é formadas por movimentos e organizações dedicadas ao fomento da gestão urbana democrática em pontos diversos do país, pautada pelos princípios da participação cidadã, da justiça social e da sustentabilidade. Criada em 2008, o espaço de colaboração e ação conjunta proporcionado pela rede permite a troca de conhecimentos e experiências entre os seus integrantes e a soma de esforços para a defesa conjunta de temas de interesse para o aprimoramento da vida urbana no cenário nacional.

Entre as ações impulsionadas pela rede estão o Programa Cidades Sustentáveis, a defesa da aprovação pelo Congresso Nacional da PEC que exige a apresentação e o monitoramento transparentes de planos de metas por todos os níveis de governo no Brasil e a promoção do desenvolvimento de planos locais de mobilidade nas nossas cidades. O encontro foi sediado pelo Instituto Nossa Ilhéus, em Ilhéus, na Bahia, e contou com a participação de representantes de instituições e movimentos de diversas cidades do país, como São Paulo, Belo Horizonte, Betim, Brasília, Curitiba, Ilhabela, Piracicaba, Recife e São Luís, além do diretor da Casa Fluminense, José Marcelo Zacchi.

“A existência da rede e sua atuação crescente reforça a centralidade que as questões urbanas e as políticas e serviços públicos nas cidades têm para o avanço nas condições de vida no Brasil hoje, e reafirma a importância do aprimoramento da gestão local, com ampla participação cidadã e o planejamento compartilhado de prioridades e metas, para que seja possível caminhar na direção de cidades melhores para todos”, afirma José Marcelo. O evento marcou a definição das agendas prioritárias e dos modos de atuação da rede para seguir impulsionando este horizonte em todo o país, e será um prazer para a Casa passar a contribuir também com este esforço.

rbcs

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
commodo eget leo. id at in libero dictum venenatis,