14 anos da Chacina da Baixada: Nossa juventude negra tem voz

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
26 de março de 2019

Texto adaptado de Fabio Leon / Assessor de Comunicação do Fórum Grita Baixada

Na noite de 31 de março de 2005, policiais militares assassinaram a tiros 29 pessoas e feriram outras duas em diferentes pontos dos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense. Essa foi a maior chacina já registrada na história do Rio de Janeiro.

De 2005 a 2018 ocorreram diversas outras chacinas na Baixada Fluminense, algumas com o envolvimento direto de agentes públicos e todas com a conivência do Estado e a invisibilidade da mídia e de parte da própria sociedade.

O luto, porém, se transformou em luta. Há 14 anos, mães, familiares, movimentos sociais, grupos religiosos e pessoas sensíveis a causa da vida se reúnem para defender a memória de crianças, jovens, mulheres e homens, negros e pobres assassinados(as), além de cobrar a responsabilização do Estado nos casos dos homicídios e desaparecimentos forçados não investigados.

Desde 2006 a ativista Luciene Silva, representante da Rede de Mães e Familiares da Baixada Fluminense, organiza uma caminhada pela Rodovia Presidente Dutra, percorrendo os locais onde os corpos foram encontrados e prestando uma série de homenagens. A caminhada não é apenas uma manifestação de lamento em relação às perdas, mas faz parte de um trabalho de incidência política junto ao poder público para que episódios dessa natureza não se repitam.

Em 2019, a Rede de Mães e Familiares, o Fórum Grita Baixada e outras organizações e movimentos sociais se juntaram a essa luta e construíram coletivamente um calendário de atividades em memória dos 14 anos da Chacina da Baixada. São estes: Rede de Comunidades e Movimento contra à Violência, Fórum Grita Baixada, Pré Vestibular + Nós, Casa Fluminense, Amanhecer, Visão Mundial, Quiprocó Filmes, Levante da Juventude, Fase RJ, Observatório de Favelas, Cheifa, Comitê de Ação da Cidadania – Nova Iguaçu, Cevenb/OABRJ, Fórum de Juventudes RJ, Movimenta Caxias, MJPOP, Comunidade Batista em São Gonçalo , Kwe Cejá Gbé, Golfinhos da Baixada, Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, Comissão Pastoral da Terra, Youca Brasil e Redenção Baixada. 

SEMANA EM MEMÓRIA DOS 14 ANOS DA CHACINA DA BAIXADA (de 25 a 31 de março)

Nesta segunda (25/03) aconteceu a abertura das atividades com a tenda Nossa Juventude Negra tem voz na praça Rui Barbosa, em Nova Iguaçu. Na ocasião foi exibido o documentário “Nossos Mortos Têm Voz”, produzido pela Quiprocó Filmes e apresentado pelo Fórum Grita Baixada e o Centro Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu. A exibição foi seguida por uma roda de conversa sobre a luta por justiça de mães e familiares de vítimas assassinadas pelas forças de segurança do Estado.

foto: Fabio Leon

Até o final desta semana, outras ações estão previstas. Confira a programação completa e convide suas redes para participar:

TENDA NOSSA JUVENTUDE NEGRA TEM VOZ
Representantes de várias instituições ficarão à disposição para se apresentarem e acolher qualquer manifestação popular contra a violência e a favor dos direitos humanos. Além de distribuição de materiais informativos, intervenções culturais e muito afeto.
Quando: 25 à 29 de março
Local: Praça Rui Barbosa, Centro de Nova Iguaçu
Horário: 16h às 20h

EXIBIÇÃO E DEBATE SOBRE O DOCUMENTÁRIO “NOSSOS MORTOS TÊM VOZ”
Quando: 26 março
Local: Auditório da Defensoria Pública Estadual. Av. Marechal Câmara, 314, Centro/RJ
Horário: 15h.

ATO INTERRELIGIOSO EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DO ESTADO NA BAIXADA FLUMINENSE
Quando: 29 de março
Local: Praça Rui Barbosa, Centro de Nova Iguaçu
Horário: 18h 

AMANHECER: 14 ANOS DA CHACINA DA BAIXADA- NOSSA JUVENTUDE NEGRA TÊM VOZ
Quando: 30 de março
Locais:
• Nilópolis – Calçadão de Nilópolis (Av Mirandela, Centro), em frente ao MacDonald’s
• São João do Meriti (Praça da Matriz)
• Duque de Caxias (à confirmar)
Horário: 9h

ATO/CAMINHADA 14 ANOS DA CHACINA DA BAIXADA
Quando: 31 de março
Local: Concentração na Besouro Veículos (Rod. Pres. Dutra, 15380 – PRÓXIMO AO VIADUTO NA RUA DR.BARROS JÚNIOR – RJ)
Horário: 9h

Agenda Rio

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
dapibus id adipiscing ut vel, leo. diam tristique felis