Por Iyalorixá Roberta de Yemonja*
Como uma mulher Negra, POTMA (Povo Tradicional de Matriz Africana), Líder Religiosa, Fundadora e Presidente do Espaço Sociocultural Águas do Amanhã e também como uma mulher em que as águas é que me conduz, não poderia deixar de falar sobre isso dia tão importante.
O ODS 6 nos sugere e orienta sobre a importância da água limpa e saneamento como um direito de todos. Neste dia Mundial da Água é importante chamarmos a atenção e questionarmos o uso e acesso a esse bem comum, um recurso natural, mas que grande parte da população não acessa. Podemos ir além e entendemos a importância da água desde o corpo do ser humano que é composto majoritariamente de água, em torno de 70%, a composição do planeta terra ao pensarmos nos rios, mares, lagoas é toda a vida existente.
Existe a necessidade de cuidado e preservação como bem fala a “ODS 14, VIDA DE BAIXO D’ÁGUA”, precisamos nos organizar e lutar para permitir a sobrevivência dos seres vivos, equilibrar e conservar a biodiversidade para reduzir os impactos da mudança do clima do planeta. Para alguns o acesso à água de forma abundante, faz com que muitas das vezes não percebemos que a falta da mesma existe em várias localidades, dificultando a vida de uma população que sofre muito com escassez ou falta de acesso a água.
É importante alertar e buscar caminhos de resolução para a constante falta d’água que sofremos diariamente, em várias ruas da nossa querida Sepetiba, Zona Oeste do Rio. Em virtude da desigualdade social, da falta de manejo e uso sustentável e consciente dos recursos naturais, que não é algo específico daqui, mas sim um reflexo de grande parte da população brasileira que sofre com a ausência de saneamento básico.
Por isso, no Espaço Sociocultural Águas do Amanhã, como gotas que de pouco em pouco enchem um recipiente, nossa ideia é somar nossas águas com as águas dessas mulheres até transbordar em autonomia, direitos sociais e processos emancipatórios. Em um movimento intenso, como o das águas, atuamos com Rodas de Conversas, Oficinas para Geração de Renda, Oficinas lúdicas para crianças e adolescentes, além do levantamento e diagnóstico das necessidades de Sepetiba identificadas pelas mulheres para a construção da Agenda Local de Sepetiba.
Segundo a visão Yorubá, OMI – ÁGUA, é o nosso elemento mais importante. O OMI, que apazigua, limpa, renova, alimenta, cura, renova traz o movimento em nossas vidas. Água sempre acha caminho, que nossos caminhos sejam límpidos como as águas dos rios, mares, lagoas e oceanos.
*Roberta Rafaela Mendes Costa é uma mulher feminista, negra, mãe da Anna Júlia, comprometida na luta antirracista. Graduanda em Políticas Públicas pela UNISUAM. Idealizadora e Presidente do Espaço Sociocultural Águas do Amanhã, fundado em 2020. Yalorisá da Unidade Tradicional Territorial (UTT) Casa das Águas de Yemonja, localizada em Sepetiba (Zona Oeste do Rio de Janeiro).