Completos 100 dias do novo governo e uma vez constituída a nova legislatura na Alerj, a Casa Fluminense realiza nesta quinta (11/04) o primeiro Encontro Casa na Biblioteca Parque Estadual para o lançamento do Painel Agenda Rio 2030, plataforma de monitoramento das 40 propostas de políticas públicas consolidadas na Agenda Rio. O documento de propostas foi assinado por mais de 50 organizações da sociedade civil fluminense e seu conteúdo amplamente utilizado em diversas candidaturas, como a do governador eleito e de diversos outros mandatos.
Norteado pelas perguntas “Do que se trata?”, “Em que pé está? e “O que pode ser feito?”, o Painel revelará os principais desafios para que as propostas da Agenda se concretizem, especialmente no eixo de mobilidade urbana, que tem como principal proposta, licitar o bilhete único e tornar as tarifas transparentes.
“O monitoramento de políticas públicas é encarado por nós da Casa Fluminense como uma prática constante da democracia, sem a qual não há diagnósticos nem receitas para os problemas que nos afetam diariamente. Nesse sentido, o Painel da Agenda Rio 2030, de construção permanente e coletiva, visa ser uma ferramenta de acompanhamento, informação e orientação das ações e investimentos públicos. Nossos objetivos finais são a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável na Região metropolitana do Rio de Janeiro”,explica Vitor Mihessen, coordenador de informação da Casa Fluminense.
Neste movimento, lançamos o Boletim da Agenda Rio 2030 na Central do Brasil que mostra como a passagem pesa no bolso e como há pouca transparência no setor. O jornalzinho é uma experiência de monitoramento por parte da sociedade civil que usa linguagens simples e diretas para acompanhamento e incidência sobre o debate e as ações públicas. Confira aqui como foi.
Para o debate sobre conteúdos abordados no material, convidamos parceiros da sociedade civil, como o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC). Além deles, o Encontro Casa também contará com a presença do Ministério Público, um dos principais atores neste encontro de agentes da mobilidade. O promotor vai apresentar a experiência Portal Consumidorvencedor.mp.br, uma plataforma que reúne as principais denúncias e processos que envolvem o sistema de transportes fluminense.
Programação
Lançamento do Painel Agenda Rio 2030
Thabará Garcia, pesquisadora convidada da Casa Fluminense
Boletim da Agenda Rio 2030 | Transporte Bom e Barato é possível
João Pedro Martins, assessor de informação da Casa Fluminense
Plataforma MobiliDADOS e seus boletins
Beatriz Rodrigues, coordenadora de transporte público do ITDP
Apresentação do site Consumidor Vencedor
Sidney Rosa, subcoordenador das Promotorias de Defesa do Consumidor do MPRJ
Mediação
Vitor Mihessen, coordenador de informação da Casa Fluminense
Serviço
Encontro Casa | Monitoramento e mobilização para a política de mobilidade no Rio
11 de abril – 18h
Biblioteca Parque Estadual
Av. Pres. Vargas 1261, Centro – A entrada do público será pela Av. Tomé de Sousa.
Entrada Franca
Informações para a imprensa
Larissa Amorim – 99996-0818
Natanael Damasceno – 99744-1416