Organizada anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap, a Semana de Inovação é um evento que coloca no centro das discussões grandes agendas da humanidade, aponta caminhos, traz reflexões do mundo inteiro, busca ampliar o debate público e reforça a confiança de que mudanças são possíveis.
Casa Fluminense marcou presença através da nossa coordenadora de mobilização, Paola Lima, que representou também a Rede Comuá, da qual fazemos parte, construindo junto a outras organizações ações por justiça socioambiental nos territórios, com foco na filantropia comunitária.
Paola mediou a mesa “Como as organizações negras chegam na COP”, reunindo Lídia Lins, do Ibura Mais Cultura; Taynara Gomes, do CBJC; e Luanda Ferraz, da Rede por Adaptação Antirracista, para discutir o financiamento climático a partir da filantropia, refletindo sobre como esse movimento pode fortalecer organizações negras que já atuam com o clima nas bases e nos territórios, especialmente em periferias e favelas.

Participar de espaços como esse e levar as vozes de quem está na linha de frente para dentro de eventos estratégicos é fundamental. Afinal, a COP30 está chegando, e precisamos garantir que quem mais precisa de justiça climática no Brasil esteja representado no debate climático e da filantropia!