O Fundo Casa Fluminense anuncia os 15 projetos selecionados na edição 2025 do Edital Agenda Rio 2030: tecnologias de bem-viver e direito à cidade. A chamada deste ano recebeu mais de 300 inscrições, com propostas de diferentes coletivos, movimentos, organizações e lideranças da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, todos comprometidos com o futuro, memória e vida das suas favelas, periferias e comunidades.
O Edital é uma das quatro linhas de apoio do Fundo Casa Fluminense, iniciativa voltada ao fortalecimento de lideranças dos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio. Esta edição é realizada em parceria com o Instituto Ibirapitanga, Ford Foundation, Clean Air Fund e Open Society Foundations. Organizações que compartilham com a Casa a missão de promover o direito à cidade e o bem-viver nas favelas e periferias.
Os 15 projetos escolhidos vão receber apoio financeiro de R$ 20 mil, além de suporte institucional com acompanhamento, oficinas formativas sobre temas como gestão financeira, comunicação, captação de recursos, medição de impacto e produção de narrativas potentes.
Das iniciativas selecionadas, alcançamos 10 municípios, entre eles, três inéditos no edital: Tanguá, Nilópolis e Seropédica. As iniciativas priorizam o protagonismo de lideranças periféricas, especialmente de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e outras populações historicamente vulnerabilizadas. Entre os projetos selecionados, 40% são liderados por mulheres cisgêneras e 20% por pessoas trans, além disso, 80% são pessoas negras e 13% indígenas. Cada uma delas atuam com foco em mobilização, incidência, educação popular, memória e defesa de políticas públicas alinhadas às prioritárias da Agenda Rio 2030.
As propostas representam a força de coletivos que pensam e desenvolvem diariamente tecnologias sociais para o bem-viver dos seus territórios e comunidades. Agora, elas passam a integrar também a Rede de Lideranças da Casa Fluminense, fortalecendo o intercâmbio entre territórios e aprofundando o diálogo sobre os caminhos possíveis para transformar a metrópole e garantir um futuro digno.
Confira a lista completa dos selecionados:
- Baú Literário dos Sonhos
- Casa Dulce Seixas
- Centro Popular de Cultura Onofrevo
- Coletivo Cultural Sangue Entre as Pernas
- Coletivo Elas por Elas Providência
- Comunidade de Terreiro Afro-Indígena Casa do Perdão
- Ecomuseu Caceribu
- Instituto Hórus – Instituto Hoju
- LUTA – Leopoldina Unida por Transformação Ambiental
- Movimento Libras nas Ruas
- Pré-vestibular Comunitário Conceição
- Pré-vestibular Popular do Bom Pastor
- Pretas Ruas
- Ressuscita São Gonçalo
- Xica Lab
Deixamos um agradecimento a todos os projetos inscritos e parabenizamos por desenvolverem iniciativas tão importantes para seus territórios. Aos selecionados, a Casa Fluminense vai entrar em contato por e-mail para informar sobre os próximos passos do Edital. Aos que não foram selecionados, incentivamos para que se inscrevam novamente nas próximas edições do Edital Agenda Rio 2030 e façam parte de outras ações realizadas pela Casa Fluminense.