Texto por

Data

Confira os selecionados do Edital Agenda Rio 2030: tecnologias de bem-viver e direito à cidade, do Fundo Casa Fluminense

O Fundo Casa Fluminense anuncia os 15 projetos selecionados na edição 2025 do Edital Agenda Rio 2030: tecnologias de bem-viver e direito à cidade. A chamada deste ano recebeu mais de 300 inscrições, com propostas de diferentes coletivos, movimentos, organizações e lideranças da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, todos comprometidos com o futuro, memória e vida das suas favelas, periferias e comunidades.

O Edital é uma das quatro linhas de apoio do Fundo Casa Fluminense, iniciativa voltada ao fortalecimento de lideranças dos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio. Esta edição é realizada em parceria com o Instituto Ibirapitanga, Ford Foundation, Clean Air Fund e Open Society Foundations. Organizações que compartilham com a Casa a missão de promover o direito à cidade e o bem-viver nas favelas e periferias.

Os 15 projetos escolhidos vão receber apoio financeiro de R$ 20 mil, além de suporte institucional com acompanhamento, oficinas formativas sobre temas como gestão financeira, comunicação, captação de recursos, medição de impacto e produção de narrativas potentes.

Das iniciativas selecionadas, alcançamos 10 municípios, entre eles, três inéditos no edital: Tanguá, Nilópolis e Seropédica. As iniciativas priorizam o protagonismo de lideranças periféricas, especialmente de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e outras populações historicamente vulnerabilizadas. Entre os projetos selecionados, 40% são liderados por mulheres cisgêneras e 20% por pessoas trans, além disso, 80% são pessoas negras e 13% indígenas. Cada uma delas atuam com foco em mobilização, incidência, educação popular, memória e defesa de políticas públicas alinhadas às prioritárias da Agenda Rio 2030.

As propostas representam a força de coletivos que pensam e desenvolvem diariamente tecnologias sociais para o bem-viver dos seus territórios e comunidades. Agora, elas passam a integrar também a Rede de Lideranças da Casa Fluminense, fortalecendo o intercâmbio entre territórios e aprofundando o diálogo sobre os caminhos possíveis para transformar a metrópole e garantir um futuro digno.

Confira a lista completa dos selecionados:

  1. Baú Literário dos Sonhos
  1. Casa Dulce Seixas
  2. Centro Popular de Cultura Onofrevo
  3. Coletivo Cultural Sangue Entre as Pernas
  1. Coletivo Elas por Elas Providência
  1. Comunidade de Terreiro Afro-Indígena Casa do Perdão
  2. Ecomuseu Caceribu
  3. Instituto Hórus – Instituto Hoju
  4. LUTA – Leopoldina Unida por Transformação Ambiental
  5. Movimento Libras nas Ruas
  6. Pré-vestibular Comunitário Conceição
  7. Pré-vestibular Popular do Bom Pastor
  8. Pretas Ruas
  9. Ressuscita São Gonçalo
  10. Xica Lab

Deixamos um agradecimento a todos os projetos inscritos e parabenizamos por desenvolverem iniciativas tão importantes para seus territórios. Aos selecionados, a Casa Fluminense vai entrar em contato por e-mail para informar sobre os próximos passos do Edital. Aos que não foram selecionados, incentivamos para que se inscrevam novamente nas próximas edições do Edital Agenda Rio 2030 e façam parte de outras ações realizadas pela Casa Fluminense.

Compartilhe

Conteúdo Sugerido

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT