Após cinco meses de formação junto a 39 lideranças da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, chega ao fim a nona edição do Curso de Políticas Públicas da Casa Fluminense, que neste ano teve como título “Fortalecer saberes locais e disputar prioridades”.
A cerimônia de encerramento aconteceu no Instituto Enraizados, localizado em Morro Agudo, na Baixada Fluminense, durante a última sexta-feira (01). O encontro contou com feijoada e roda de rima com a Batalha da Democracia, além da entrega dos certificados de conclusão do Curso. Em um momento emocionante, a turma compartilhou suas avaliações, destacando a importância da iniciativa em suas trajetórias e o desejo de mais oportunidades de troca.

“O curso me deu a certeza de que eu sou um agente de transformação da minha cidade e me deu ferramentas para trazer as mudanças que eu quero ver na Baixada”, disse Renan Geraldo, do Observatório Yguassu.
Marília Paixão, da Agenda Rio das Pedras 2030, voltou a estudar aos 62 anos e comemorou o fato de já ter sido convidada para outras campanhas de mobilização da Casa Fluminense após o curso.
Já Maya Antunes, que trabalha com educação perinatal e atua como Doula Periférica, destacou a importância de participar com sua filha pequena, que teve a possibilidade de brincar no Espaço Quilombinho durante as aulas. “Foi muito significativo ser um espaço de aprendizado que eu pude ocupar com a minha filha”.


Dividido em 3 eixos, o Curso abordou a formação do Rio, políticas setoriais e mecanismos de participação social. Com aulas expositivas, oficinas e visitas guiadas a circuitos históricos e institutos de pesquisa, a formação conectou lideranças, coletivos e projetos de diferentes regiões da Região Metropolitana em torno de prioridades em comum.
“Foi bonito tanto por rever pessoas que eu conhecia de muito tempo da luta, mas também por conhecer pessoas que atuavam no meu território e eu não sabia”, concluiu Isabelle Braga, estudante do curso.
Esta é a segunda turma vez 100% negra e indígena do Curso de Políticas Públicas. Além disso, mais de 52% da turma é LGBTQIA+, nesta edição que abrangeu 37 territórios, da Baixada ao Leste da metrópole. Ao longo das 9 edições, o Curso já formou mais de 340 lideranças.
“Já é o 4º ano seguido que eu vivo o fim de um ciclo do curso de Políticas Públicas”, compartilha Paola Lima, coordenadora de mobilização da Casa Fluminense. “Cada ano que passa, novas lideranças chegam, novos territórios e nossas possibilidades de pensar a politica publica a partir de novas perspectivas. O processo do curso é desafiador, porém cheio de afeto e cuidado especialmente na relação entre a equipe de coordenação e as turmas. A 9ª edição se encerra, mas o nosso compromisso com a construção de Politicas Públicas a partir do território só se fortalece. Rumo ao CPP26”.