Texto por

Data

Do Global ao Local: um balanço sobre a COP 30

Reunir o mundo em casa, tornou essa edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima histórica para o Brasil. Diante dos desafios, Belém recebeu mais de 40 mil pessoas de 195 países diferentes durante o mês de novembro. Pela primeira vez, a conferência aconteceu dentro de um bioma, a Amazônia – o maior do planeta.

Esta é a quinta participação da Casa Fluminense na Conferência do Clima. Nossa trajetória começou em Madri, na COP 25. Depois seguimos para o Egito, na COP 27, quando o Brasil anunciou que pediria à Organização das Nações Unidas (ONU) que a Amazônia sediasse o evento em 2025. Na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes, o debate sobre financiamento climático ganhou ainda mais força, acompanhado do avanço das discussões sobre racismo ambiental, que ampliaram a pressão para que países do Norte Global destinassem recursos aos países do Sul Global. Em 2024, a delegação da Casa Fluminense desembarcou em Baku, no Azerbaijão, para a COP 29, onde lançamos a quarta edição do relatório De Olho no Transporte, reforçando a defesa de uma mobilidade sustentável e de um transporte triplo zero: zero mortes, zero tarifa e zero emissões.

Ao longo dos anos de atuação, a Casa Fluminense avançou no debate sobre justiça climática, entendendo que o enfrentamento às desigualdades passa por fortalecer os territórios e defender que é deles que saem as respostas para a crise climática. Chegamos em Belém ao lado da sociedade civil e de lideranças que tem atuado na linha de frente da crise, colocando as demandas dos territórios na mesa e carregando a expectativa de trocar experiências, reaplicar metodologias e fortalecer redes com quem atua na manutenção da vida em diversas partes do mundo.

Na COP da Amazônia, como ficou conhecida a COP 30, acompanhamos pautas importantes que se conectam diretamente com a agenda que a gente tem defendido com a nossa Rede de Lideranças e com os territórios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As articulações construídas pela sociedade civil e movimentos sociais trouxeram avanços importantes para os documentos finais dessa conferência.

Compartilhe

Conteúdo Sugerido

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT