Programação | Curso de Políticas Públicas 2019

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
14 de maio de 2019

1º Ciclo :: Rio em formação

Aula: Formação social e urbana do Rio de Janeiro I

Data: 4/06/19
Professor: Henrique Silveira

Mini bio //  Coordenador executivo da Casa Fluminense, organização da sociedade civil que atua para a construção de políticas públicas na metrópole do Rio de Janeiro. Geógrafo com mestrado em Cultura e Comunicação, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Antes, trabalhou como analista de Responsabilidade Social do SESC-Rio. Também trabalhou no Instituto Pereira Passos (IPP), como Gestor Local do Programa UPPSocial, e no IBGE, como supervisor no Censo 2010. Suas principais áreas de interesses são desenvolvimento urbano, desigualdades territoriais e participação social.

Aula: Formação social e urbana do Rio de Janeiro II

Data: 11/06/2019
Professora: Maria Cavalcanti

Aula: Formação econômica do estado do Rio de Janeiro

Data: 18/06/2019
Professor: Mauro Osório

Mini bio // Economista, doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), professor da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ) e presidente do IPP – Instituto Pereira Passos.

2º Ciclo :: Democracia e participação social

Aula: Comunicação e mobilização social

Data: 25/06/2019
Professoras: Dani Orofino e Bruna Souza

[AULA ABERTA] Sociedade civil e a participação no contemporâneo

Data: 2/07/2019
Professor: Jailson Silva

Aula: Orçamento e gestão pública

Data: 9/07/2019
Professora: Cleo Manhas

Mini bio // Doutora em educação e políticas públicas pela PUC/SP, atua em processos de educação popular, na formulação de conteúdos e metodologias, especialmente voltados para formação em políticas públicas e orçamento público. Faz a secretaria executiva do Movimento Nossa Brasília e tem no direito à cidade uma pauta prioritária de ação, onde se inclui a mobilidade urbana. É assessora política do Inesc.

3º Ciclo :: Políticas setoriais

Aula: Segurança pública e cidadã: desigualdades, violações e violências

Data: 16/07/2019
Professor: Pablo Nunes

Aula: Gestão do Saneamento ambiental no Rio de Janeiro

Data: 23/07/2019
Professora: Ana Lucia Britto

Aula: Justiça Racial e estatuto da igualdade racial

Data: 30/07/2019
Professores: Fransérgio Goulart e Giselle Florentino

Mini bio // Fransérgio Goulart é coordenador do projeto Direito à Memória e Justiça Racial do Fórum Grita Baixada, historiador formado pela UERJ, fomentador do Espaço “Pra que e Pra quem Servem as Pesquisas sobre Favelas?” e do Curso sobre Segurança Pública e Epistemologia Favelada.  Militante do Movimento de Favelas. Especialista em Cartografias Insurgentes e/ou Decoloniais e apoiador de redes de mães e familiares vítimas da violência do Estado, como Mães de Manguinhos, Rede de Mães e Familiares Vítimas da Violência do Estado na Baixada Fluminense e Rede de Comunidades e Mov. contra à Violência.

Mini bio // Giselle Florentino  é sistematizadora de dados do Projeto de Direito à Memória e Justiça Racial do Fórum Grita Baixada. Economista e mestranda em Serviço Social e Desenvolvimento Regional na Universidade Federal Fluminense. Assistente parlamentar na Comissão de Trabalho, Renda e Seguridade Social da Alerj.

[AULA ABERTA] Política habitacional e direito à cidade

Data: 6/08/2019
Professora: Tainá de Paula

[AULA DE CAMPO] Cultura como Política Pública: desafios para o protagonismo periférico

Data: 13/08/2019
Professora: Dani Francisco

Mini bio // É mãe de Raul e Tomaz, jornalista, produtora cultural e mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas pela FEBF|UERJ com foco de pesquisa nos coletivos culturais independentes, a produção e difusão de seus bens simbólicos na Baixada Fluminense. É gestora de projetos de Cultura e Educação com 15 anos de atuação. Em 2008 criou a Terreiro de Ideias. É co-fundadora do Gomeia Galpão Criativo e conselheira da Casa Fluminense. Ministra a disciplina ‘Projetos Culturais: do planejamento à avaliação’ no MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, na FGV Rio. Desde 2018 atua na coordenação do Galpão Bela Maré, um equipamento do eixo de Arte e Território do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.

Aula: O Estatal, o Público e o Privado no sistema educacional fluminense

Data: 20/08/2019
Professor: Edson Diniz

Mini bio // Graduado em História pela UERJ, foi professor durante 20 anos; é fundador e diretor da REDES de Desenvolvimento da Maré. Possui mestrado e doutorado em Sociologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Tem debatido ao longo da carreira acadêmica questões ligadas à história da educação brasileira; ao papel da escola pública em espaços populares, principalmente nas favelas; a relação da educação com os contextos de violência; e as políticas públicas que buscam ampliar o acesso à educação de qualidade.

Aula: Oficina de advocacy

Data: 27/08/2019
Professor: Vitor Oliveira

[AULA ABERTA] Desigualdade de gênero e políticas públicas para mulheres

Data: 4/09/2019
Professora: Luciene Medeiros

Mini bio // Doutora em Serviço Social pela PUC/Rio. Graduou-se em História e tem pós-graduação Lato Sensu em História Social do Brasil. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Serviço Social da PUC/Rio, onde leciona na graduação; coordena os cursos de Pós-graduação Lato Sensu em “Políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher”; e, “Atendimento à criança e adolescente vítima de violência doméstica”. É autora do livro “Em briga de marido e mulher o Estado deve meter a colher: políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica”. Participa do Fórum Municipal dos Direitos da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caxias.

Aula | Políticas públicas no campo da saúde: os múltiplos desafios do SUS

Data: 10/09/2019
Professora: Cláudia Cruz

Aula | Mobilidade urbana sustentável na RMRJ: desafios e oportunidades

Data: 17/09/2019
Professor: Vitor Mihessen

Mini bio // É de Realengo, neto de imigrantes árabes e nordestinos. Economista formado pela UFRJ, mestre em Ciências Econômicas e especialista em políticas públicas pela UFF. Por gastar 30% da sua bolsa com o deslocamento, estudou na graduação o peso do transporte no orçamento familiar. Por ter que passar o equivalente a um mês por ano dentro dos trens, fez dissertação sobre o gasto de tempo das pessoas no trajeto casa-trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. É um dos coordenadores da Casa Fluminense.

ENCERRAMENTO | data: 24/09/2019

Curso de Políticas Públicas

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
quis, facilisis libero. efficitur. justo ipsum Praesent id