Seminário vai promover cooperação entre gestores municipais da região metropolitana do Rio

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Comunicação Casa
Data
24 de março de 2017

O atual cenário de crise fiscal, econômica e política exigirá mais do que nunca esforço de articulação e concertação entre as diversas esferas de governo. Muitos dos problemas que afetam as prefeituras hoje podem ser melhor  enfrentados a partir de ações coordenadas de planejamento e cooperação técnica entre os gestores e equipes de governo dos municípios, e entre estes e a sociedade civil. Investir em novos arranjos intermunicipais, na construção de capacidades técnicas e na busca de soluções compartilhadas é a melhor alternativa para que o Rio renove sua capacidade de desenvolvimento.

Com o propósito de fortalecer o ambiente de cooperação intermunicipal na metrópole do Rio de Janeiro, a Casa Fluminense e o Instituto de Arquitetos do Brasil realiza na próxima terça-feira, dia 11 de abril, o Seminário de Planejamento e Cooperação Municipal na Metrópole do Rio, na sede do IAB (Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo). A programação será composta de painéis para apresentação de casos de sucesso em planejamento e cooperação intermunicipal, com a participação de secretários e organizações da sociedade civil especializadas no suporte técnico à elaboração de políticas públicas setoriais. Uma feira de organizações acontecerá em paralelo, oferecendo aos participantes material de apoio para a implementação de soluções e dando oportunidade para o estabelecimento de contatos entre gestores públicos e organizações da sociedade civil e do setor privado.

Confira a programação completa e inscreva-se.

Até o final deste ano, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDUI/RMRJ) – Modelar a Metrópole – deverá estar concluído, se tornando o principal instrumento de planejamento da metrópole fluminense. Todos os planos diretores municipais deverão, em seguida, ser atualizados para estar em sintonia com o planejamento metropolitano.

Em paralelo, as novas gestões municipais estarão dedicadas à elaboração dos Planos Plurianuais e dos planos de gestão e metas para os respectivos mandatos. A consolidação desses instrumentos de planejamento e o envolvimento de atores diversos em torno deles podem contribuir para o fortalecimento da coordenação das políticas nos municípios e na escala metropolitana, otimizando esforços para a superação de desafios comuns nas mais diversas áreas como saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana e saneamento básico.


Programação

08h30 Credenciamento e café da manhã – Salão 

09h00 Abertura – Auditório 

Pedro da Luz Moreira – Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ)
Mauro Osório – Presidente do Instituto Pereira Passos (IPP)
José Marcelo Zacchi – Membro do Conselho de Governança da Casa Fluminense
Vicente Loureiro – Diretor Executivo da Câmara Metropolitana de Gestão Governamental

09h30 Painel 1 – Planejamento, Plano de Metas e Indicadores – Auditório 

Jorge Abrahão – Programa Cidades Sustentáveis

É membro do Conselho do Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU), do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) e do Conselho do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Rogério Menezes – Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SP)

É o atual presidente Associação Nacional dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA). Ambientalista, É graduado em Oceanografia e mestre em Ciência/Ecologia pela UFRGS.  Foi secretário-adjunto de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos; secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Marília (1997 e 2000); vice-presidente do Comitê de Bacias Aguapé-Peixe (1999 e 2000); coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo (2000 e 2002); secretário do Meio Ambiente de Diadema (2009 e 2010); e coordenador-adjunto do Fórum Nacional de Comitês de Bacias (2001 e 2003).

10h30 Painel 2 – Gestão Fiscal – Auditório 

Patricia Loyola – Comunitas | Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável  

Graduada em Comunicação e com MBA em Empreendedorismo Social pela FIA/CEATS, Patricia Loyola conduz a gestão, comunicação e sistematização dos programas da Comunitas como a pesquisa BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) e o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. A Comunitas tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Leônidas Santana – Secretário de Finanças de Paraty (RJ)

Empresário e administrador de empresas. Foi presidente Associação de Guias de Turismo de Paraty, presidente do Conselho Municipal de Turismo e diretor da Associação de Barqueiros de Paraty. Assumiu a Secretaria de Finanças de Paraty em janeiro de 2013 e conduziu os projetos de implantação da Nota Fiscal Eletrônica e Sala do Empreendedor; atualização do Código Tributário Municipal; recadastramento imobiliário com utilização de geoprocessamento e regularização fundiária.

11h30 Painel 3 – Profissinais Públicos – Auditório 

Michael Cerqueira – Vetor Brasil

É líder de Relacionamento com Governos do Vetor Brasil e graduado com bolsa de mérito em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, com intercâmbio acadêmico na Regent’s University London e é bolsista ISMART. Foi vice presidente acadêmico do Diretório Acadêmico da FGV e assistente no GPPLab-FGV. Trabalhou no Gabinete do Prefeito da Prefeitura de São Paulo e como redator da Gazeta Vargas. A Vetor Brasil tem como missão desenvolver talentos e práticas no governo para oferecer serviços públicos de qualidade a quem mais precisa.

Tadeu Guimarães – Ex-Coordenador Executivo do Empreendedores Públicos – Governo do Estado Minas Gerais

Integra desde 1986 a equipe do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, onde é o atual gerente de estratégia comercial. Foi subsecretário e secretário adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG-MG) de 2003 a 2006 e Secretário de Estado de 2007 a 2011, quando implantou o Programa Estado para Resultados – EpR, a unidade de gestão estratégica do Governo. Neste período dirigiu o projeto Agenda de Melhorias – Caminho Inovador na Gestão Pública. Atua também como professor no Centro de Lideranças Públicas. É economista com pós‐graduação em Economia Regional pela UFMG – Cedeplar. MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC Educacional.

12h30 Almoço livre 

14h00 Painel 4 – Educação – Auditório 

Priscila Cruz – Todos pela Educação

Priscila Cruz é fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação. Graduada em Administração (FGV) e Direito (USP), mestre em Administração Pública (Harvard Kennedy School), foi coordenadora do ano do voluntariado no Brasil e do Instituto Faça Parte, que ajudou a fundar. O Todos pela Educação tem como missão engajar o poder público e a sociedade brasileira no compromisso pela efetivação do direito das crianças e jovens a uma Educação Básica de qualidade.

Maurício Maia Holanda – Ex-Secretário de Educação de Sobral (CE)

Doutor em Políticas Públicas da Educação pela Universidade Federal do Ceará.  Consultor Legislativo de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Federal, foi Secretário Municipal de Educação do Município de Sobral/Ceará, exerceu o cargo de Secretário Adjunto da Educação do Estado do Ceará desde 2007, assumindo a titularidade da Pasta de maio de 2014 a abril de 2016. Colaborou com o Ministério da Educação na construção de materiais, palestras e oficinas do Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação- PRASEM.

14h00 Painel 5 – Saúde – Salão 

Rosana Kuschnir – Escola de Governo/Fiocruz

Graduada em Medicina UFRJ, mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade de Birmingham e doutora em Planejamento e Políticas de Saúde pelo Instituto de Medicina Social UERJ. Trabalha na Escola Nacional de Saúde Pública e coordena o Curso de Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Tem experiência em serviço (Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais) e em formação de recursos humanos para órgãos de saúde.

Wolney de Oliveira – Secretário de Saúde de Itabirito (RMBH)

É especialista em Saúde Coletiva pela ABO-MG e especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz. Atua também como vice-Prefeito de Itabirito e vice-presidente do COSEMS Regional Belo Horizonte.

16h00  Painel 6 – Segurança Pública e Cidadã – Subsolo 

Olaya Hanashiro – Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Ph.D. em Ciência Política pela London School of Economics and Political Science (LSE) e Mestre em Ciência Política USP. Foi pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP) e Coordenadora do Programa de Relações Internacionais da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO), Sede Equador. Atualmente é Consultora Sênior de Projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, organização sem fins lucrativos que tem por missão atuar como um espaço permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para a segurança pública no Brasil.

Tâmara Biolo – Ex-Secretária Adjunta de Segurança e Cidadania de Canoas (RS)

Tâmara Biolo Soares é advogada formada pela UFRGS, mestre em Direito pela Harvard University, especialista em Direitos das Mulheres pela Universidad de Chile e especialista em Proteção Internacional de Migrantes e Refugiados pelo European University Institute. Foi advogada da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com sede em San José, Costa Rica; Diretora de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretária Municipal Adjunta da Segurança Pública e Cidadania de Canoas, RS.

16h00 Painel 7 – Mobilidade Sustentável – Salão 

Clarisse Linke – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP)

É Diretora Executiva do ITDP desde 2012. Trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. É mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science, onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize”. É também pós graduada em Terceiro Setor pelo Instituto de Economia da UFRJ. Em 2010, foi premiada pela Ashoka no Desafio “Mulheres, Ferramentas e Tecnologia”. 

Claudio Menna Barreto – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC)

Arquiteto e urbanista com pós-graduação na USP. Aposentou-se no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e atualmente atua como Assessor da Presidência da COMEC.  

16h00 Painel 8 – Saneamento Básico – Auditório 

Raul Pinho – Instituto Trata Brasil 

Embaixador e ex-Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil, é Engenheiro Civil pela PUC/RJ com 40 anos de experiência. Tem MBA pela COPPEAD / UFRJ e pós-graduação em Portos e Logística pela COPPETEC/UFRJ. Foi assessor técnico do Secretário do Ambiente da SEA/RJ, Conselheiro da ABCON, Diretor de Expansão e Relações Institucionais da CAB Ambiental do Grupo Galvão Engenharia, Consultor Institucional da TIGRE S/A, Diretor Internacional da Geotécnica S/A, Diretor de Operações de Terminais e Logística do Grupo Lachmann e Diretor de Operações da ENGEPASA.

José Cezar Saad – Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CPJ)

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Uberlândia, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Especialização em Gestão de Recursos Hídricos pela Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP). Atuou como Engenheiro Pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e, desde 2012, coordena os Programas de Monitoramento das Águas e de Saneamento e Resíduos Sólidos do Consórcio PCJ, gerenciando projetos nas áreas de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

18hoo Café de Encerramento – Salão 


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