O Edital Agenda Rio 2030, do Fundo Casa Fluminense 2024, anuncia hoje (15/07) os 20 selecionados para esta edição. Foram mais de 170 propostas inscritas que passaram por dias de avaliações conduzidas pela Casa Fluminense e pelo Comitê Externo de Seleção, com o desafio de selecionar os projetos e iniciativas que estavam mais alinhados com as 10 políticas prioritárias da nova Agenda Rio 2030.
Esta edição do Edital marca mais uma importante parceria da Casa Fluminense com o Fundo Casa Socioambiental, que busca promover a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de iniciativas da sociedade civil, e também com a parceria de fundações importantes como o Instituto Clima e Sociedade – ICS, a Fundação Interamericana – IAF e a Fundação Ford.
Os selecionados estão distribuídos em 20 territórios, localizados em 11 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Todos comprometidos com a busca de soluções aos desafios enfrentados e a luta por melhorias em seus territórios.
Este ano, 95% dos projetos selecionados são coordenados por pessoas negras e 5% por pessoas indígenas. Entre elas, 65% são pessoas LGBTQIAPN+ e 75% dos projetos são liderados por mulheres.
Cada uma das iniciativas escolhidas vai receber o apoio financeiro no valor de 15 mil reais, e apoio institucional, a partir de encontros e oficinas com a Casa. Os projetos selecionados também passam a fazer parte da nossa Rede de Lideranças, onde acontece intercâmbio de ideias, fortalecimento de redes territoriais e diálogo prioritário com os projetos da Casa Fluminense.
Confira a lista completa dos selecionados:
- Associação Ilê Asè Obá Orun
- Casa Cuidado
- Casa Uivo
- Centro de Convivência Mais que Vencedores
- Coletivo Criação
- Coletivo Nacional de Juventude Negra – Enegrecer
- Coletivo Tuxaua
- Contos de Guia
- Frente Estadual pelo Desencarceramento – RJ
- Grupo de Mulheres Guardiães da Guanabara de Magé
- Instituto BXD
- Instituto Socioambiental Genesis Centro de Educação Ambiental
- Karma Círculus Cia/Coletivo de Teatro
- Liga Transmasculina João W Nery
- LUTeS – Lutas Urbanas, Tecnologia e Saneamento
- MOVIT – Movimento Estudantil de Itaboraí
- Museu da Memória Negra de Petrópolis
- Projeto Três Mangueiras
- Todos Juntos Ninguém Sozinho
- Y-guassú