Biblioteca Virtual

BAÍA DE SEPETIBA: FRONTEIRA DO DESENVOLVIMENTISMO E OS LIMITES PARA A CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

PACS – Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul

O objetivo da reflexão a seguir é problematizar os planos que são postos em marcha na Baía de Sepetiba. Será possível compatibilizar os projetos de vida da população (desta e das gerações futuras) com os planos previstos para a região e a magnitude dos impactos sociais e ambientais negativos que produzem?asda

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GUIA GPS — GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL

Programa Cidades Sustentáveis

Este guia coloca à disposição prefeituras brasileiras um conjunto de conceitos, ferramentas, metas e indicadores para que a gestão pública municipal possa se aperfeiçoar e avançar em planejamentos inovadores e sintonizados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

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NOTA TÉCNICA: DESCENTRALIZAÇÃO ECONÔMICA NO RIO DE JANEIRO

Casa Fluminense

A primeira nota técnica da Casa Fluminense versa sobre o contexto da descentralização econômica em direção à Baixada e Leste Fluminenses e ao interior do estado, oferecendo diagnósticos e propostas para sua operacionalização. O policy mesmo, divide-se em quatro partes, sejam elas: contexto, análise, questões-chave e propostas.

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ESTRATÉGIAS LOCAIS PARA EXPANDIR OS INVESTIMENTOS EM TRANSPORTE URBANO

ITDP

Para reduzir a dependência de recursos de outras esferas de governo, fortalecer a capacidade local de planejamento de longo prazo e investimentos em infraestrutura de transporte urbano de grande porte, é preciso aumentar as receitas geradas localmente, assim como atrair investimentos externos.

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AGENDA 21 MARICÁ

Fórum Local da Agenda 21 de Maricá

Este documento serve de base para que as comunidades sejam direcionadas para um futuro sustentável, ambiental e socialmente, propondo ações para que se alcance essa estrutura. Mais uma vez, e destacada a importância do fortalecimento dos governos locais e seu envolvimento nesse esforço, através da construção de parcerias entre autoridades locais e outros setores.

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AGENDA 21 TANGUÁ

Fórum Local da Agenda 21 de Tanguá

Para a elaboração da Agenda 21 de Tanguá, foi adotada a metodologia participativa, através da união e do esforço dos setores da sociedade tanguaense. Ao longo do trabalho, a identificação de problemas e potencialidades locais permitiu o apontamento de soluções e ações, pautadas nos conceitos de desenvolvimento sustentável.

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AGENDA 21 RIO BONITO

Fórum Local da Agenda 21 de Rio Bonito

O presente documento é resultado de um processo aberto, participativo e democrático que reuniu cidadãos rio-bonitenses e grupo de voluntários, a fim de identificar necessidades, potencialidades, prioridades e propostas para o município, tendo como fruto elaboração um plano de ação e metas.

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AGENDA 21 MAGÉ

Fórum Local da Agenda 21 de Magé

A construção da Agenda 21 Magé trouxe a possibilidade de discutir a cidade, seus problemas e potencialidades, e apontar as transformações necessárias para tornar o município melhor do ponto de vista da sustentabilidade, da cidadania e da democracia, com responsabilidade social e ambiental.

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AGENDA 21 GUAPIMIRIM

Fórum Local da Agenda 21 de Guapimirim

Mais de dois terços das declarações da Agenda 21, adotadas pelos governos nacionais, não podem ser cumpridas sem a cooperação dos governos locais. Por isso a ideia da estratégia de Agenda 21 Local – um documento que estabeleça a visão de uma comunidade para um futuro desejável e as ações que devem ser realizadas para se chegar a ele

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AGENDA 21 NITERÓI

Fórum Local da Agenda 21 de Niterói

A Agenda 21 Local é um processo de elaboração de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável construído a partir de um levantamento dos problemas, preocupações e potencialidades de cada território, seguido da elaboração de um plano local, de forma consensual e com ampla participação de todos os setores da sociedade.

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AGENDA 21 SÃO GONÇALO

Fórum Local da Agenda 21 de São Gonçalo

Seguindo as premissas da Agenda 21 brasileira, esse documento contou com o fomento da Petrobras. É fruto do esforço de diversos atores econômicos e da participação democrática e representativa da sociedade, que culminou na construção do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável de São Gonçalo.

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AGENDA 21 ITABORAÍ

Fórum Local da Agenda 21 de Itaboraí

Esta Agenda registra o trabalho árduo de vários munícipes e colaboradores que se reuniram para discutir o desenvolvimento sustentável de Itaboraí. O processo mobilizou diversos setores da sociedade, orientando-se à identificação das potencialidades e demandas locais e a busca por soluções sustentáveis.

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PLANO POPULAR DA VILA AUTÓDROMO

AMPVA — Associação de Moradores e Pescadores da Vila Autódromo Moradores e comunidades da Vila Autódromo

Para elaborar e levar adiante este plano popular, os moradores da Vila Autódromo assumiram o desafio de elaborar e concretizar um novo tipo de planejamento. Os moradores elegeram suas prioridades em termos de moradia, saneamento e meio ambiente, transporte público, educação, serviços de saúde e cultura.

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BENEFÍCIOS ECONÔMICOS DO SANEAMENTO NA BAÍA DE GUANABARA

Instituto Trata Brasil

A pesquisa aborda os benefícios econômicos da expansão do saneamento básico às pessoas que vivem nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, destacando aspectos positivos relacionados à educação, turismo, valorização imobiliária e produtividade (trabalho e renda) e, principalmente, saúde.

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RIO DE JANEIRO: TRANSFORMAÇÕES NA ORDEM URBANA

Observatório das Metrópoles

Análise sobre as mudanças urbanas ocorridas na metrópole fluminense, entre 1980 e 2010, a partir de temas como estrutura produtiva, transição demográfica, organização social do território, mobilidade urbana, moradia, saneamento básico e governança urbana. A coletânea de 20 capítulos reúne textos assinados por 24 pesquisadores.

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METAS DE SUSTENTABILIDADE PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Programa Cidades Sustentáveis

A publicação apresenta exemplos de boas práticas que podem servir como referências para a gestão das administrações municipais. O documento dá ênfase à importância do planejamento técnico aliado a processos participativos em que o conhecimento acumulado sobre gestão é posto à prova diante das prioridades apontadas pela população.

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PROJETO CENTRAL – ACELERAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO NO RIO DE JANEIRO

Movimento Projeto Central

O Projeto Central – Aceleração do Transporte Ferroviário no Rio de Janeiro é o primeiro de uma série de publicações que visa contribuir para formulação e desenvolvimento de políticas públicas em mobilidade via sistema ferroviário, capazes de atender às necessidades da população e promover igualdade e bem estar coletivo. Trata-se de conjunto de propostas que contou com a participação da sociedade na seleção e definição de políticas.

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RIO METROPOLITANO: MOBILIDADE, DESIGUALDADE E OS DESAFIOS DE REEQUILIBRAR A METRÓPOLE

ITDP Brasil e Casa Fluminense

O estudo analisa o índice de proximidade ao transporte de média e alta capacidade (PNT) no município e na metrópole do Rio, revelando desigualdades no acesso ao transporte público, e levanta propostas para promover equidade.

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NOTA TÉCNICA: DESCENTRALIZAÇÃO ECONÔMICA NO RIO DE JANEIRO

Casa Fluminense

A primeira nota técnica da Casa Fluminense versa sobre o contexto da descentralização econômica em direção à Baixada e Leste Fluminenses e ao interior do estado, oferecendo diagnósticos e propostas para sua operacionalização. O policy mesmo, divide-se em quatro partes, sejam elas: contexto, análise, questões-chave e propostas.

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CONSTRUIR UMA AGENDA PARA A CIDADE METROPOLITANA

Casa Fluminense

A presente sistematização é resultado da construção compartilhada de uma visão de futuro para o Rio realizada pela rede de parceiros da Casa durante o 7º Fórum Rio, que aconteceu no dia 2 de abril de 2016 na Pavuna. Os desafios e propostas levantados no encontro tem papel central no processo de atualização da Agenda Rio.

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10 MEDIDAS PARA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL EM JAPERI-RJ

Mobiliza Japeri

Contando com a participação popular e o acúmulo de diferentes entidades da sociedade civil, o 1º Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Japeri se propôs a identificar os principais desafios do município no tema. O presente documento é uma contribuição com propostas que resultaram das discussões.

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SETE PASSOS – COMO CONSTRUIR UM PLANO DE MOBILIDADE URBANA

WRI Brasil

A publicação aponta um conjunto de orientações para incorporar requisitos essenciais estabelecidos pela Política Nacional de Mobilidade ao plano da cidade. O material também enfatiza aspectos como a necessidade da participação social e o incentivo à institucionalização ao transformar o plano em lei aprovada na Câmara dos Vereadores.

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PADRÃO DE QUALIDADE TOD

ITDP

O Padrão TOD trata do tipo de empreendimento que maximiza os benefícios do transporte público ao colocar a ênfase de volta nos usuários, a partir de um planejamento cuidadoso, em uma concepção de características de uso do solo e de formas de construção que priorizam o transporte de alta capacidade, o pedestre e a bicicleta.

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MEGAEVENTOS E VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS NO RIO DE JANEIRO

Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro

Terceira edição do dossiê traz informações sobre agravamento do desrespeito aos Direitos Humanos e ao Direito Coletivo à Cidade no município do Rio de Janeiro, no contexto de Copa e Olimpíadas, detendo-se mais detidamente em questões relacionadas à moradia, segurança pública, mobilidade, meio ambiente, trabalho e participação social.

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RIO DE JANEIRO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Rio Como Vamos

Avaliação da percepção dos moradores da cidade do Rio de Janeiro sobre temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e mapeamento dos desafios considerados prioritários para o aumento da qualidade de vida na cidade. Saúde, segurança e educação foram apontados como as principais preocupações dos cariocas.

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CARTA DA BAIXADA – POR SEGURANÇA CIDADÃ E UMA CULTURA DE PAZ

Casa Fluminense e Fórum Grita Baixada

Documento contém propostas de políticas públicas para defesa da vida na Baixada Fluminense, endereçadas às instâncias municipal, estadual e federal de governo. O documento é resultado do Curso de Segurança Pública e Cidadã da Baixada Fluminense, realizado pelo Fórum Grita Baixada e a Casa Fluminense no início de 2015.

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IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO E DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL NA VIDA DAS MULHERES MORADORAS DO CAJU E DE MANGUINHOS

Fase

Esta publicação é o resultado do trabalho de moradoras dos Complexos de Favelas do Caju e de Manguinhos, de educadoras populares, militantes e pesquisadoras de organizações acadêmicas e de defesa dos direitos humanos que se reuniram para debater, analisar e buscar meios para combater a violência institucional cometida contra as mulheres.

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GUIA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA LETAL CONTRA ADOLESCENTES E JOVENS

Observatório de Favelas / Unicef / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

O Guia é parte do Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens (PVRL) e tem o objetivo de proporcionar uma metodologia que oriente os gestores dos municípios brasileiros na elaboração de políticas públicas voltadas para a redução da violência letal contra adolescentes e jovens.

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MAPA DA VIOLÊNCIA: OS JOVENS DO BRASIL

Mapa da Violência

O trabalho desenvolvido pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz traz o diagnóstico que os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil, e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos.

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DOSSIÊ CRIANÇA E ADOLESCENTE 2015

Instituto de Segurança Pública

A terceira edição do Dossiê Criança e Adolescente traz análise descritiva de dados sobre vítimas de violência menores de 18 anos e de adolescentes em conflito com a lei. O documento inclui ainda subsídios para a discussão sobre políticas de proteção à criança e ao adolescente e de prevenção da criminalidade na juventude.

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VOCÊ MATOU MEU FILHO: HOMICÍDIOS COMETIDOS PELA POLÍCIA MILITAR NA CIDADE DO RJ

Anistia Internacional Brasil

Relatório baseado em casos de homicídios praticados por policiais militares nos anos de 2014 e 2015 na cidade do Rio de Janeiro, elaborado a partir de entrevistas e coleta de dados dos inquéritos policiais. Verificou-se a existência de fortes indícios de execuções extrajudiciais e um padrão de uso desproporcional da força pela PMRJ.

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PLANO DE AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE JARDIM GRAMACHO

Fórum Comunitário de Jardim Gramacho

O Plano de Ação de Desenvolvimento Comunitário de Jardim Gramacho é fruto da reflexões de pessoas reunidas no Fórum Comunitário de Jardim Gramacho com o objetivo de criar um novo plano de ação para o bairro, refletindo sobre as questões e problemas de cada área específica e definindo as atividades necessária para as suas resoluções.

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CONTRIBUIÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Instituto Baía de Guanabara

Escrita em meio ao processo eleitoral de 2014, a carta enumera ações e medidas para combater o despejo de esgoto não-tratado e resíduos sólidos nos rios da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara, tecendo considerações sobre iniciativas de articulação entre os diversos níveis de governo, iniciativa privada e sociedade civil.

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Crime e Polícia no #RiodeJaneiro: relatos em páginas do Facebook

Cesec UCAMPablo Nunes

No contexto de retração dos jornais impressos e o avanço da internet, novos fenômenos de consumo e produção de informações têm se estabelecido, especialmente a partir de redes sociais. O Rio de Janeiro tem assistido à multiplicação de “páginas de bairros” no Facebook, onde notícias sobre violência são o foco principal, ainda que não exclusivo.

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VIOLÊNCIA E POLÍCIA: TRÊS DÉCADAS DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO RIO DE JANEIRO

Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC)

Neste artigo discute-se o que a variável explicativa mais forte para entender as particularidades e a intensidade da criminalidade e da violência no Rio de Janeiro ao longo de três décadas é a própria polícia e as políticas de segurança levadas a cabo ao longo dos governos desde antes do fim da ditadura.

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