Criar uma secretaria municipal que lidere o processo de adaptação e mitigação às mudanças climáticas nas cidades e no enfrentamento ao racismo ambiental com integração às pastas da infraestrutura urbana como transporte, saneamento, habitação e saúde. Uma instância que trabalhe de forma preventiva na transição para cidades mais sustentáveis, mas também junto à Defesa Civil durante momentos de desastres.
Em que pé está a Região Metropolitana do Rio?
Confira as últimas atualizações
As mudanças climáticas tornaram mais frequentes e intensos fenômenos como calor e chuva. No Rio, os efeitos das injustiças climáticas e racismo ambiental têm aumentado o número de vítimas durante inundações e deslizamentos. A partir do Painel Climático, a Casa Fluminense vem incidindo junto a outras organizações cobrando as gestões municipais e estaduais através de campanhas como “RJ não é Disney”, audiências públicas e representações no Ministério Público do Rio. Frente a falta de planejamentos e análises de risco, os desastres são resultado da omissão das gestões.
Nosso estado foi responsável por 2/3 das mortes por desastres ambientais do país de 2010 a 2018. Mesmo diante desse cenário, apenas um dos 22 municípios possui Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas e dois possuem Secretaria de Clima.
Receba conteúdos exclusivos e fique por dentro das ações da Casa Fluminense e toda a nossa rede.
2024 Casa Fluminense – Todos os direitos reservados
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Feito com WP360 by StrazzaPROJECT