Criar, fortalecer ou reativar institutos e centros de pesquisa, planejamento e estatística municipais e metropolitano apoiados em conselhos que incluam as Redes de Geração Cidadã de Dados. Esses espaços devem ter portais de transparência acessíveis, valorizando a descentralização da produção do conhecimento com ênfase aos marcadores de classe, raça, gênero e sexualidade.
Em que pé está a Região Metropolitana do Rio?
Confira as últimas atualizações
Muitas cidades brasileiras carecem de dados qualificados para apoiar o planejamento estratégico de políticas públicas e intervenções urbanas. Essa falta de produção de informação junto à baixa transparência e divulgação de dados, torna a gestão pública menos efetiva e democrática, além de dificultar a compreensão dos problemas que a população enfrenta nos territórios, sobretudo as pessoas mais vulnerabilizadas.
Outro ponto é que em muitas cidades vemos também o descumprimento da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), um instrumento de controle social que precisa ter prazos dos pedidos respeitados e respostas adequadas aos conteúdos.
Receba conteúdos exclusivos e fique por dentro das ações da Casa Fluminense e toda a nossa rede.
2024 Casa Fluminense – Todos os direitos reservados
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Feito com WP360 by StrazzaPROJECT