Articulamos organizações e cidadãos engajados na construção pública do Rio por meio da colaboração permanente em encontros, cursos e fóruns, e o estímulo à circulação pelo Rio inteiro.
Agregamos informações e dados sobre a metrópole fluminense, qualificando a formulação de propostas e promovendo o monitoramento das políticas públicas.
Atuamos para fazer com que as propostas geradas na rede de parceiros alcancem o debate público, os meios de comunicação, o poder público e a sociedade fluminense como um todo.
Realizado anualmente, o curso buscar gerar capacidades em atores diversos da sociedade civil para a participação aprofundada na formulação, debate e monitoramento de políticas públicas. É aberto a lideranças, ativistas e integrantes de organizações atuantes em todos os pontos da metrópole.
Todo o processo de cooperação e expansão permanente da rede é acompanhado pela atualização regular do Mapa da Participação, ferramenta de georreferenciamento para a visualização dos atores sociais com atuação pública no Rio inteiro.
Veja o mapaÉ o encontro regular entre associados e parceiros da Casa Fluminense, sempre num ponto diferente da metrópole, para debater e propor políticas públicas e dialogar com representantes do poder público. A realização dos Fóruns estimula a circulação pela metrópole e articulação com novas organizações.
Ferramenta para apoiar iniciativas de mobilização, formulação e defesa de políticas públicas com participação social em toda a cidade metropolitana, o Fundo oferece suporte a coletivos, movimentos e cidadãos para fortalecer capacidades no dia-a-dia da ação cidadã e aprofundar a incidência sobre a agenda e gestão pública para a materialização das prioridades da Agenda Rio.
Conheça!O Mapa agrega 40 indicadores sobre dez temas estratégicos para retratar os desafios estruturais da realidade metropolitana do Rio de Janeiro. Os dados são atualizados de acordo com a publicação mais recente por fontes oficiais.
NavegueVisualize quais municípios da metrópole contam com os principais instrumentos de planejamento e gestão pública previstos em lei: Plano de Metas, Plano Diretor, Plano Municipal de Mobilidade Urbana, Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano Municipal Resíduos Sólidos, Lei de Acesso à Informação e celebração de consórcios públicos.
ConfiraO caderno reúne 30 experiências que apontam caminhos práticos para alcançar a Agenda 2030, estejam elas relacionadas diretamente aos ODS ou dando suporte a ações e políticas públicas que concorram no sentido de territorializar as métricas. As experiências elencadas foram divididas em: alinhadas aos ODS; que utilizam a escala metropolitana, atuando em RMs; e que unem a pauta da Agenda 2030 à agenda metropolitana (ODS + RMs).
ConheçaA necessidade de uma cultura de monitoramento e controle social fica ainda mais evidente com os casos de escândalos de corrupção e a prisão de parlamentares envolvendo a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. No esforço de colaborar para maior transparência e aperfeiçoamento da gestão pública, a Casa Fluminense lançou o Painel do Legislativo, uma plataforma de fácil navegação para a população acessar a produção legislativa da Alerj no período 2015 - 2017. Foram 4.506 proposições classificadas, dentre as quais 1.329 alinhadas com um ou mais temas da Agenda Rio e 1.408 com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Use os filtros e navegueA Casa Fluminense, a Fundação Cidadania Inteligente (FCI) e seus parceiros da sociedade civil lançaram a campanha Rio Por Inteiro, que reúne organizações e movimentos sociais, cidadãos/cidadãs, propostas e candidatos/as em uma plataforma construída com base na tecnologia Vota Inteligente, desenvolvida pela FCI e utilizada nas eleições nacionais do Chile em 2017. O objetivo é promover um movimento da sociedade civil e suprapartidário em torno de propostas capazes de ampliar oportunidades e reduzir desigualdades na região metropolitana do Rio.
Conheça esse movimentoA publicação da Casa Fluminense traz panorama da última década sobre gestão pública e planejamento urbano no Rio metropolitano. Nela você vai conhecer uma análise sobre a implementação de políticas públicas de 2007 até 2017 e identificar diversas questões prioritárias para incidência e mobilização com foco na redução das desigualdades e desenvolvimento sustentável inclusivo. Cada capítulo do estudo apresenta uma série de iniciativas coletivas e potentes da sociedade civil e um conjunto de boas práticas governamentais nacionais e internacionais para nos inspirar a projetar o Rio que queremos. Disponível para download.
LEIA