No dia 06 de fevereiro começou a correr o prazo para obtenção dos 20 mil votos em favor da Ideia Legislativa que propõe a criação do Programa de Recuperação do Trecho Ferroviário Mauá-Fragoso, no Município de Magé (RJ).
A primeira estrada de ferro do país, a Estrada de Ferro Mauá, é tombada pelo IPHAN desde 1954. Até o momento apenas 4,025% dos votos necessários foram atingidos para que o tema seja tratado na Comissão de Legislação Participativa do Senado Federal.
A meta é chegar no dia 6 de junho com os 20 mil votos exigidos.
Até dia 6 de abril são necessários 9.195 votos.
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Estrada de Ferro Mauá (inaugurada em 30 de abril de 1854), primeira ferrovia do país e via importante para o deslocamento no Rio Metropolitano.
A volta da Estrada de Ferro Mauá teria um impacto significativo na circulação na região. Pelas contas da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), a ferrovia poderia transportar 11.200 pessoas por dia, quase 8.000 a mais do que o necessário para que sua operação seja economicamente viável.
Transporte ferroviário de pessoas como solução – A retirada dos trilhos entre Raiz da Serra e Petrópolis aconteceu em 1964, assim como a desativação do trajeto original da Estrada de Ferro Mauá. Hoje existe uma demanda por mobilidade urbana que não havia há 50 anos e que justifica a volta dos trens à região. Em países que souberam conservar seus trilhos, estações e a qualidade do transporte ferroviário, há menos problemas relacionados ao trânsito congestionado devido o alto número de veículos e também à qualidade de vida da população, bem como o tempo de deslocamento casa-trabalho.
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