Fórum Rio

9º Fórum Rio - São João de Meriti

Em um cenário de crise do governo estadual do Rio de Janeiro e retrocesso na agenda de direitos, torna-se fundamental fortalecer espaços de encontro da sociedade civil metropolitana para ampliar o debate compartilhado em torno de caminhos e estratégias em políticas públicas e dar visibilidade às lutas locais.

Com este intuito, o Fórum Rio continua sua jornada itinerante pela metrópole fluminense e chega a sua nona edição, reunindo a rede de parceiros e associados da Casa Fluminense em São João de Meriti, dia 10 de junho, de 9h às 16h30, no Colégio Santa Maria (Av. Automóvel Clube, 269 - Centro, São João de Meriti - RJ).

O contexto de violência crescente na metrópole do Rio traz a urgência do debate sobre a valorização da vida e o planejamento eficaz de políticas de prevenção à violência como elementos centrais na agenda pública. O que nos exige mais do que nunca esforços em torno do monitoramento dos instrumentos de gestão pública, cabendo a sociedade civil qualificar a sua proposição de políticas e contribuir no aprimoramento das gestões municipais nos próximos anos. Neste sentido, a valorização da vida e a cultura de monitoramento ganham destaque nesta edição — com o recente lançamento do Painel de Monitoramento.

Conectado a nova agenda urbana e as metas globais com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável — presentes nos 17 ODS das Nações Unidas —, o 9º Fórum Rio estabelece parceria com a primeira edição do Virada Sustentável Rio 2017 e compõe oficialmente a programação que mobilizará a cidade em torno da cultura da sustentabilidade, entre os dias 9 e 11 de junho.

Venha participar do 9º Fórum Rio

O Fórum Rio é um encontro que estimula o debate e a proposição coletiva de políticas públicas entre múltiplos atores da metrópole fluminense, articulando movimentos, organizações e representantes do poder público. Nesta edição, grupos de discussão temáticos aprofundam a reflexão sobre as pautas prioritárias de: mobilidade urbana; transparência e controle social; saneamento básico; resíduos sólidos; cidade para viver; cultura, cidadania e empreendedorismo. Os GDs contarão com provocadores iniciais do debate e a discussão seguirá em formato de aquário, com distribuição de falas.

INSCREVA-SE

Programação

9h - CREDENCIAMENTO E CAFÉ DA MANHÃ

9h10 - FEIRA DE INTEGRAÇÃO

9h45 - MESA DE ABERTURA > Renata Nader - Assessora de Direitos Humanos da Anistia Internacional / Douglas Almeida - Articulador do Fórum Grita Baixada

11h - GRUPOS DE DISCUSSÃO SIMULTÂNEOS (GDs)

GD1. Valorização da vida e políticas de prevenção à violência

Proposta: O GD possui o objetivo de debater a situação de violência crescente na metrópole do Rio e a necessidade da valorização da vida ser o elemento central na política de segurança pública. O GD terá provocadores iniciais do debate e seguirá a discussão em formato de aquário, com a possibilidade de falas de múltiplos atores, como movimentos sociais, parlamentares e gestores públicos das prefeituras da Baixada e do governo do Estado, que apontarão caminhos para a construção de políticas de valorização da vida e prevenção à violência.

GD2. Mobilidade Urbana - Transparência, controle social, tarifa e passe livre

Proposta: A falta de transparência nos cálculos das empresas de ônibus é um dos principais entraves para a ampliar o controle social da população sobre o serviço de transporte público. Por outro lado, existem tecnologias e movimentos que buscam engajar cidadãos no controle social e na melhoria dos sistema de mobilidade urbana. O GD apresentará 3 iniciativas trabalham pela mobilidade plena, acessível e de qualidade para todos.

GD3. Parques Públicos e plano diretores: Como construir uma cidade para viver?

Proposta: A maioria dos municípios da cidade metropolitana possui planos diretores desatualizados e com a necessidade de revisão, visto que muitos têm mais de 10 anos. Como corresponsáveis pela revisão, monitoramento e aplicação do instrumento, as prefeituras e as câmaras municipais precisam atualizar seus planos diretores e garantir participação popular na sua elaboração, promovendo um processo de enraizamento do planejamento na administração municipal e na sociedade como um todo. Por outro lado, encontramos hoje vários coletivos e movimentos lutando por áreas de lazer e parques públicos em seus bairros, em autênticas ações de direito à cidade. Com esse cenário, GD busca refletir sobre as seguintes questões: Como promover processos consistentes e participativos de revisão dos planos diretores? Como conectar a energia dos movimentos de reivindicação de parques públicos à construção de planos diretores com participação popular?

GD4. Resíduos Sólidos - Reabertura dos lixões e coleta seletiva

Proposta: A partir do Painel de Monitoramento da Casa Fluminense, aprofundar o debate sobre a coleta seletiva na região metropolitana. Apresentar propostas que contribuam para a participação da sociedade, apoie as cooperativas de catadores e cobre políticas públicas que fortaleçam a reciclagem.

13h - ALMOÇO

14h30 - GRUPOS DE DISCUSSÃO SIMULTÂNEOS (GDs) e ATIVIDADE EXTERNA

GD5. Cultura de Monitoramento: Como acompanhar o andamento das propostas apresentadas na Agenda Rio

Proposta: Apresentação da estratégia de monitoramento da Casa Fluminense para as Políticas Públicas. O primeiro produto para analisar as gestões públicas, lançado com sua rede de parceiros será apresentado, juntamente com um de seus parceiros, o Observatório Social do Rio. Para o eixo de indicadores, apresentaremos o trabalho de alinhamento com a Agenda 2030, organizada pelas Nações Unidas.

GD6. Privatização da CEDAE, contratos municipais de água & esgoto e regulação do sistema de saneamento básico

Proposta: O GD possui o objetivo de debater e a necessidade de regulação do sistema de saneamento básico no Rio e a proposta de privatização da CEDAE. A relação entre o poder concedente (municípios), o contrato de concessão de serviço, o operador do sistema (CEDAE ou empresa privada), e o órgão regulador (AGENERSA) é uma equação difícil de equilibrar. Essa dificuldade é um dos motivos por manter o saneamento básico do Rio de Janeiro com características medievais, marcado pela falta de transparência, de planejamento e de coordenação entre investimentos. Nesse cenário de crise do Estado, o GD buscará responder às seguintes perguntas: Quais são as responsabilidades dos municípios na garantia do serviço à população? Quais são as possibilidade e os limites para a atuação da CEDAE? Quais são as possibilidade e limites de construir Parcerias Públicos-Privadas no saneamento básico? Como aumentar a transparência e o controle social da política de saneamento básico?

GD7. Cultura, Cidadania e Empreendedorismo

[Atividade Externa] Calçada Cilada - Avaliação das calçadas, da estação de metrô e do entorno com base no Desenvolvimento Orientado Para o Transporte Sustentável (DOTS)

16h30 - ATIVIDADE CULTURAL E ENCERRAMENTO

COMO CHEGAR

Fortalecer a cultura da sustentabilidade é um compromisso da nona edição do Fórum Rio. Por isso, sugerimos que os participantes deem prioridade aos deslocamentos por transportes públicos, bicicletas ou caronas solidárias. Para facilitar o acesso, disponibilizamos seis vans com saídas em diferentes regiões da metrópole. As vagas são limitadas! Inscreva-se e garanta seu lugar.

GARANTA SEU LUGAR

Pontos de Encontro das Vans

Guapimirim - Monitor: Mario Macaco - contato: 991695195 - [ Ponto 1: Praça da Emancipação – Centro de Guapimirim / Ponto 2: DPO de Itambi – Na Rodovia BR-493 ]

Japeri - Monitor: Leandro Souza - contato: 990812351 - [ Ponto 1: Escola Ary Schiavo em Japeri / Ponto 2: Câmara de Vereadores em Engenheiro Pedreira ]

São Gonçalo - Monitor: Renato Patrão - contato: 964330100 - [ Ponto 1: Clube Tamoio: Avenida Presidente Kennedy, 101 - Brasilândia, São Gonçalo | Ponto 2: Rua Bento lima, 60. Gradim | Ponto 3: Terminal das Barcas - Niterói ]

Em breve, mais informações sobre horários, os pontos de encontro e contato dos monitores das vans para as localidades de Duque de Caxias, Glória e Zona Oeste.

Fóruns anteriores

1º Fórum Rio

Duque de Caxias

Ver mais

2º Fórum Rio

Circo Crescer e Viver - Rio de Janeiro

Ver mais

3º Fórum Rio

Nova Iguaçu

Ver mais

4º Fórum Rio

Zona Oeste do Rio

Ver mais

5º Fórum Rio

São Gonçalo

Ver mais

6º Fórum Rio

Queimados

Ver mais

7º Fórum Rio

Pavuna - Rio de Janeiro

Veja mais

8º Fórum Rio

Niterói

Ver mais