Agenda Rio

visão e propostas de políticas públicas para redução de desigualdades, para o aprofundamento democrático e o desenvolvimento sustentável no Rio inteiro.

A Agenda Rio 2017 reúne visão e propostas de políticas para qualificar o debate público sobre os caminhos do Rio após o ciclo dos grandes eventos, com foco em redução de desigualdades, aprofundamento democrático e desenvolvimento sustentável. Ela apoia-se em dois princípios fundamentais. Primeiro, o de que o Rio precisa se pensar em sua universalidade, abraçando não apenas eixo central da capital, mas o conjunto completo do seu território: 21 municípios que compõem na prática uma só cidade metropolitana. O segundo, que realizar seu potencial plenamente exige incorporar por inteiro o sentido de desenvolvimento sustentável – inclusivo, justo e democrático – destinado com equidade a toda a população.

Elaborada a partir de entrevistas com interlocutores de referência, fóruns espalhados para o debate de políticas e compilação de documentos de organizações da sociedade civil fluminense, a Agenda Rio 2017 reflete a visão de atores historicamente comprometidos com a causa pública na cidade. Construída pela primeira vez em 2014, como colaboração para o debate das eleições estaduais, ela atualiza-se agora reunindo mais uma vez a soma da escuta de vozes diversas de toda a metrópole frente aos desafios abertos no ciclo pós-Jogos que se inicia.

Download

Propostas

12 frentes de atuação para a construção de um Rio mais justo, democrático e sustentável para todos.

01. Metrópole Integrada

Multiplicar centros, encurtar distâncias, promover convívio

02. Mobilidade Sustentável

Novos modos de circulação para um novo horizonte de bem-estar na cidade

03. Igualdade Territorial

Cidade sem fronteiras, feita para todos

04. Primado da Vida

Reduzir as mortes violentas, onde acontecem

05. Baía de Guanabara

Refazer o centro vital e urbano da metrópole

06. Saneamento Universal

Cidade das águas, bela e transparente além da superfície

07. Cidade para Viver

Espaço aberto de cultura, esporte, natureza e encontro

08. Nova Economia

Realizar a vocação para o mercado contemporâneo

09. Gestão Republicana

Governos abertos, planejamento consequente, controle público

10. Participação e Direitos

Cidade de todos e democracia do séc. XXI

11. Cidades e Cidadãos Inteligentes

Informação e inovação coletiva, nas ruas em rede

12. Convivência Cidadã

Vitalidade e respeito, diversidade e encontro, no espaço comum

Saiba como montar uma Agenda de Políticas Públicas na sua cidade

Inspire-se com o exemplo da Casa Fluminense e participe da construção de uma agenda de políticas públicas para sua cidade! Confira o artigo que elaboramos em parceria com o Politize! e conheça a metodologia aplicada para criação da Agenda Rio 2017.

A Casa Fluminense atua com o propósito de elaborar ativamente, de maneira compartilhada e participativa, uma visão mais universal e inclusiva para toda a metrópole, capaz de orientar a elaboração e execução de prioridades políticas respaldadas coletivamente por uma rede ampliada de atores.

Replique esta ideia e construa você mesmo, junto a um coletivo, uma agenda capaz de vocalizar o futuro que vocês desejam disputar e construir em seus territórios!

E-book aqui

Parceiros

A Agenda Rio busca contribuir com ideias e horizontes para o Rio inteiro, reunindo uma soma da escuta de vozes diversas de toda a metrópole, em encontros, entrevistas e ações cotidianas da Casa Fluminense e de parceiros da sociedade civil nos 21 municípios da Região Metropolitana do RJ.

Conheça os parceiros