Agenda Rio

visão e propostas de políticas públicas para redução de desigualdades, para o aprofundamento democrático e o desenvolvimento sustentável no Rio inteiro.

A Agenda Rio 2030 (versão 2018) é um conjunto de 40 propostas de políticas públicas com uma visão de longo prazo para a Região Metropolitana do Rio. A publicação está alinhada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e traça metas e indicadores que devemos alcançar até o ano 2030, prazo estabelecido pela ONU para que os países signatários possam atingir um maior aprofundamento democrático e o desenvolvimento sustentável.

Suas propostas são fruto de um processo de construção coletivo realizado pela Casa Fluminense e seus parceiros da sociedade civil, buscando qualificar o debate nas eleições de 2018, com foco em redução de desigualdades e ampliação das oportunidades na Região Metropolitana. O entendimento é de que o Rio precisa ser pensando em sua universalidade, abraçando não apenas eixo central da capital, mas o conjunto completo do seu território: 21 municípios que compõem na prática uma só metrópole. Para que seja isso seja possível, é necessário incorporar por inteiro o sentido de desenvolvimento sustentável – inclusivo, justo e democrático – destinado com equidade a toda a população.

Elaborada a partir de entrevistas com interlocutores de referência, encontros promovidos para a construção do Movimento Rio Por Inteiro, fóruns espalhados para o debate de políticas e compilação de documentos de organizações da sociedade civil fluminense, a nova Agenda Rio 2030 reflete a visão de atores historicamente comprometidos com a causa pública na cidade. Construída pela primeira vez em 2014, como colaboração para o debate das eleições estaduais, ela teve sua segunda versão (Agenda Rio 2017) lançada às vésperas das eleições municipais de 2016 e atualiza-se agora reunindo mais uma vez a soma da escuta de vozes diversas de toda a metrópole frente aos desafios abertos para o Rio em um cenário de crise, escassez, intervenção federal e retrocessos.

Download

Propostas

Conheça os 8 eixos temáticos alinhados aos ODSs para a construção de um Rio mais justo, democrático e sustentável para todos.

01. Política Metropolitana

Superar as fronteiras administrativas, costurar soluções

02. Emprego e Renda

Gerar renda a partir dos territórios, distribuir riquezas

03. Mobilidade Urbana

Caminhos para o direito à cidade

04. Segurança Pública e Direito à vida

Reduzir as mortes violentas onde acontecem

05. Saneamento Básico e Baía de Guanabara

Vitalidade e Qualidade de Vida nas águas da Baía

06. Acesso à Saúde, Educação e Cultura

Direitos sociais básicos na ponta e o Estado nos territórios

07. Cidade para Conviver

Espaço comum de diversidade, encontro e natureza

08. Gestão Pública, Transparência e Participação

Cidadania para além das eleições, gestão republicana para reduzir desigualdades

SAIBA COMO MONTAR UMA AGENDA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA SUA CIDADE

Inspire-se com o exemplo da Casa Fluminense e participe da construção de uma agenda de políticas públicas para sua cidade! Confira o artigo que elaboramos em parceria com o Politize! e conheça a metodologia aplicada para criação da Agenda Rio 2017.

A Casa Fluminense atua com o propósito de elaborar ativamente, de maneira compartilhada e participativa, uma visão mais universal e inclusiva para toda a metrópole, capaz de orientar a elaboração e execução de prioridades políticas respaldadas coletivamente por uma rede ampliada de atores.

Replique esta ideia e construa você mesmo, junto a um coletivo, uma agenda capaz de vocalizar o futuro que vocês desejam disputar e construir em seus territórios!

E-book Aqui

PARCEIROS

A Agenda Rio busca contribuir com ideias e horizontes para o Rio inteiro, reunindo uma soma da escuta de vozes diversas de toda a metrópole, em encontros, entrevistas e ações cotidianas da Casa Fluminense e de parceiros da sociedade civil nos 21 municípios da Região Metropolitana do RJ.

Conheça os parceiros

Agenda RIO (versão 2017)

Faça o download

Agenda Rio (primeira versão)

Baixe aqui
nec suscipit accumsan leo diam pulvinar eget libero. ut