AGENDA RIO

A Agenda Rio 2030 reúne um conjunto de políticas públicas articuladas para a região metropolitana do Rio de Janeiro, organizadas a partir das justiças econômica, racial, de gênero, e climática, com uma abordagem intersetorial e interseccional. Organizada pela Casa Fluminense, o conteúdo é produzido a partir de pesquisas, diagnósticos e processos de escuta coletiva com a rede de parceiros, através de entrevistas e encontros colaborativos.

DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO

PEGA A VISÃO

Após dois anos de pandemia, a fome, a pobreza e o desemprego estão cada vez mais presentes nos lares fluminenses. É preciso disputar políticas públicas capazes de garantir direitos e dignidade para a nossa população. Com essa Agenda Rio, entregamos propostas práticas para apontar a prioridade no debate das eleições estaduais em 2022 e para o investimento público no próximo plano de governo.

4 CAPÍTULOS

Considerar os fatores que estruturam as desigualdades é fundamental na elaboração de estratégias para enfrentá-las. Por isso, temos quatro justiças que orientam todas as 48 propostas de políticas públicas nesta quinta edição. Além disso, o documento traz dados, depoimentos e um mapa de agendas locais com outras propostas territorializadas para cidades, bairros e favelas na Região Metropolitana do Rio.

AGENDAS LOCAIS

A metodologia da Agenda Rio se difundiu para doze iniciativas locais de proposição de ações na Região Metropolitana do Rio. A partir das potencialidades e desafios territoriais, os grupos estão construindo coletivamente suas visões de futuro para melhoria das condições de vida de seus moradores.

AGENDA JAPERI 2030

Por mais qualidade de vida dos cidadãos de Japeri, pela valorização e respeito aos direitos humanos, do combate às desigualdades sociais, direito a oportunidades locais, acesso de forma adequada ao portal de transparência, ao lazer, à cultura e ao direito de ir e vir. Por uma gestão em que o diálogo com a sociedade civil seja mais acessível.

ACESSAR

AGENDA SÃO GONÇALO 2030

Pela soberania alimentar dos gonçalenses, com mobilidade eficiente (metrô linha 3 e barcas) e saneamento para todos. Propostas para economia e emprego, mobilidade urbana, segurança pública, saneamento básico e meio ambiente, saúde e assistência social, educação, cultura, gestão pública e transparência.

ACESSAR

AGENDA VILA KENNEDY 2030

Pretende fazer o exercício de imaginar o futuro do território onde existam políticas públicas que funcionem e atendam todos os moradores e moradoras. De acordo com a própria comunidade, os temas mais urgentes a serem tratados são emprego, saneamento, saúde, educação e transporte.

ACESSAR

AGENDA CAXIAS 2030

Protagonismo popular através de estratégias da construção de políticas públicas participativas, plurais e inclusivas que movimentem estruturalmente a configuração atual do município através dos eixos: segurança pública e direitos humanos, cultura e educação, combate à fome e à pobreza e meio ambiente e desenvolvimento urbano, nos quatro distritos de Duque de Caxias.

AGENDA BELFORD ROXO 2030

Construída por muitas mãos, de quem ama esse município e acredita na transformação coletiva. Uma proposta de direito à cidade que é ter segurança, acesso à saúde, à educação, a uma rua devidamente iluminada, ao direito de ir e vir, saneamento básico. Política pública para dar direito e acesso à moradia aos mais vulneráveis.

AGENDA NOSSA MERITI

Espaço de formação, construção de propostas e monitoramento, a partir da articulação de lideranças e movimentos na cidade de São João de Meriti. Pela formação foram apontados eixos prioritários que servem de base para a construção de uma agenda propositiva.

AGENDA MAGÉ 2030

Propostas para construção de uma Magé verde e sustentável, a partir da participação de lideranças locais e moradores em ações para proteger e expandir áreas ambientais, despoluir a Baía de Guanabara, ampliar os transportes ativos, fomentar a economia criativa, valorizar os profissionais de saúde e adequar uma nova política de habitação.

ACESSAR

AGENDA REALENGO 2030

Sonho dos moradores, ter o Parque de Realengo Verde em 100% do terreno da Fábrica de Cartuchos. Destaque para propostas por justiça climática e enfrentamento do racismo ambiental, preservação da história e memória, fortalecimento do patrimônio ecológico e cultural na RA Realengo.

ACESSAR

AGENDA ITABORAÍ 2030

A partir do entendimento de que o transporte desencadeia questões chaves para se pensar o município de Itaboraí. A Agenda se propõe a realizar um breve diagnóstico ao pensar propostas de enfrentamento à precarização da vida ao estimular o direito à cidade, gestão colaborativa e qualidade de vida dos munícipes.

ACESSAR

CARTA DA MARÉ

Discute sobre o saneamento no Complexo da Maré para garantir esse direito social básico e melhorar a qualidade de vida da população. Chama atenção para o racismo ambiental e a falta de compromisso do poder público, agências reguladoras e empresas concessionárias de serviços de saneamento básico no território.

ACESSAR

PLANO SANTA CRUZ 2030

Repensar a lógica centro-periferia, inserindo a Região Administrativa de Santa Cruz como outra centralidade possível da metrópole, cobrando por responsabilidade social e climática ao poder público e às empresas locais. São quatro eixos prioritários para os moradores e moradoras: saúde, emprego e renda, educação, cultura.

ACESSAR

AGENDA QUEIMADOS 2030

Um manifesto pelo direito à cidade, com a garantia do desenvolvimento sustentável e da superação da violência. Apresenta propostas para integrar bairros a partir de transportes ativos e coletivos, digitalizar os serviços públicos, ampliar circuitos de cultura, esportes, educação e trabalho na cidade, recuperar rios e prevenir enchentes.

ACESSAR

CONSTRUA A SUA AGENDA LOCAL
ATRAVÉS DA METODOLOGIA DA CASA

    Nome:

    Nome da iniciativa:

    E-mail:


    Concordo com a "Política de Privacidade e Uso de Dados"

    DOWNLOAD

    MONITORAMENTO DAS AÇÕES

    Depois de elaborar propostas de políticas públicas, é preciso acompanhá-las. Analisar contextos e avaliar se as decisões tomadas estão indo de encontro ou não às necessidades reais da população. Por isso, no ano seguinte ao lançamento de uma nova edição da Agenda Rio, lançamos o seu relatório de monitoramento.

    ACESSE O RELATÓRIO

    EDIÇÕES ANTERIORES

    O debate eleitoral é uma oportunidade para defender coletivamente nossas visões e propostas, em busca de influenciar as prioridades do próximo mandato. Por isso, uma nova edição é lançada a cada eleição. Conheça a trajetória da Agenda Rio e confira as edições anteriores