Sobre a casa

A Casa Fluminense é um espaço permanente para a construção coletiva de políticas e ações públicas por um Rio mais justo, democrático e sustentável.

Quem somos

Formada em 2013 por ativistas, pesquisadores e cidadãos identificados com a visão de um Rio mais integrado, a Casa acredita que a realização deste horizonte passa pela afirmação de uma agenda pública aberta à participação de todos os fluminenses e destinada universalmente a todo o seu território e população e não apenas - ou prioritariamente - para as áreas centrais da capital.

Funcionamos assim como polo de uma rede de pessoas e organizações dedicado a fomentar ações compartilhadas voltadas à promoção de igualdade, ao aprofundamento democrático e ao desenvolvimento sustentável no Rio, alcançando por inteiro nossa “cidade metropolitana” comum.

Atuação

Conheça os eixos de atuação da Casa e nossas atividades.

Rede

Os associados - pessoas físicas - e os parceiros - organizações e coletivos - são, de fato, a Casa e deles parte a definição dos focos temáticos e territoriais de atuação da rede. A Casa está sempre aberta à articulação com organizações dedicadas à construção de um Rio mais justo, democrático e sustentável. Veja quem já faz parte da rede:

Organização

A Casa foi estruturada como associação civil sem fins lucrativos, autônoma e apartidária, e tem na rede seu elemento constitutivo essencial. Os ciclos de planejamento são abertos à participação de todos os seus integrantes. No dia a dia, o Núcleo Executivo se dedica em tempo integral a prover estímulo e suporte ao desenvolvimento de ações na rede, com apoio de um Conselho de associados, eleito a cada três anos.

Conselho de Governança

Alex Magalhães

Jurista e professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ)

Antonio Oscar

Presidente do Observatório de Transparência e Controle Social de Niterói

Binho Cultura

Escritor, Cientista Social e Empreendedor. Idealizador da Feira Literária da Zona Oeste (Flizo)

Clarisse Linke

Diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP-Brasil)

Danielle Francisco

Jornalista, produtora cultural da Terreiro de Ideias e co-fundadora do Gomeia Galpão Criativo

Eliana Sousa e Silva

Diretora da Redes de Desenvolvimento da Maré

Eloisa Torres

Engenheira ambiental e consultora independente para temas de saneamento básico

José Marcelo Zacchi

Secretário Geral do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) e ex-coordenador geral da Casa Fluminense

Pedro Strozenberg

Bacharel em Direito, é secretário executivo do Instituto de Estudos da Religião (Iser)

Núcleo Executivo

Henrique Silveira

Vitor Mihessen

Aline Souza

Douglas Almeida

Inés Alvarez-Gortari

Yasmin Monteiro

Larissa Amorim

Larissa Cunha

Arthures Garcia

João Pedro Martins

Transparência

Após a fundação da Casa, o conjunto de associados iniciais dedicou-se a detalhar o horizonte estratégico e a organização de tarefas para a realização da missão da rede, imprimindo grande energia de engajamento voluntário. Seguindo o exemplo dessa etapa inicial de constituição, as próximas dinâmicas de gestão institucional vão contar com ciclos anuais de planejamento e prestação de contas, com canais permanentes para o compartilhamento de informações e a apresentação de sugestões por todos no cotidiano. Acompanhe por aqui esse balanço!