JUSTIÇA CLIMÁTICA,
TRANSIÇÃO
E CIDADES SUSTENTÁVEIS

BAIXE AQUI

SOBRE A JUSTIÇA

Combater à emergência climática como um dos principais desafios que o enfrentamos hoje é encará-la essa crise em suas múltiplas dimensões, seja no campo ambiental, econômica e social, assegurando que as políticas de mitigação, adaptação e resiliência promovam a transição justa e a garantia dos direitos sociais. Para isso, é fundamental reconhecer que as populações que menos contribuem para o aquecimento global são as que mais sofrem as consequências com os eventos extremos e desastres ambientais.

DESTAQUES DA PUBLICAÇÃO

Devido às enchentes, eu peguei um problema de pele e nunca mais eu fiquei boa. Meu corpo está todo cheio de manchas. E esses dias aí, com a última enchente, eu fiquei passando mal. Me dá aquele problema de nervo quando começa a chover e eu não durmo. Na minha casa eu não tenho nada meu, não compro mais nada. Lá na minha filha, a enchente levou tudo também."

Luciene, moradora do bairro Santa Rosa, no município de Queimados, em relato sobre as chuvas da madrugada do dia 2 de abril de 2022.

PROPOSTAS DESSA PUBLICAÇÃO

HABITAÇÃO

Estruturar política de habitação de interesse social nas áreas centrais dos municípios, identificando imóveis e terrenos vazios para a provisão de moradia de alta eficiência energética em áreas com infraestrutura.

EMPREGO

Incentivar a criação de empregos verdes, priorizando incentivos e investimentos em setores econômicos estratégicos, como geração local de energia solar e eólica, ônibus elétricos, habitações sustentáveis.

TRANSPORTE

Criar Sistema Único de Mobilidade, elegendo conselho, plano e fundo, com participação e controle social, na escala municipal à luz da Política Nacional de Mobilidade, para garantir a prestação do serviço de transporte público.

CONSTRUA SUA AGENDA LOCAL
COM A METODOLOGIA DA CASA

    Nome

    Nome da organização

    Estado

    Cidade

    Ocupação


    Concordo com a "Política de Privacidade e Uso de Dados"

    DOWNLOAD