SOBRE A JUSTIÇA
Lutar por justiça racial é encaminhar propostas de políticas públicas que combatam o racismo enquanto elemento estruturante da sociedade brasileira, com medidas que produzem equidade e reparação histórica às políticas públicas que sempre negaram direitos sociais básicos a negros, quilombolas e indígenas.
DESTAQUES DA PUBLICAÇÃO
A violência continua crescendo, cada dia que a gente liga a televisão, escuta e vê um absurdo diferente feito pela polícia. Quem deveria nos proteger são os piores. Costumo dizer que eles são os bandidos e matadores pagos por nós e pelo Estado. Pagamos para que eles nos ofendam, nos matem. Eles chegam nos locais onde a gente mora como se todo mundo de comunidade fosse bandido."
Lídia, avó das meninas Emily e Rebecca que foram mortas enquanto brincavam na porta de casa em Duque de Caxias.
PROPOSTAS DESSA PUBLICAÇÃO
SEGURANÇA
Implantar políticas e ações de reparação econômica, psicossocial e de direito à memória, assegurando o acesso à justiça, perícia independente e amparo para mães e familiares de vítimas da violência de Estado.
SANEAMENTO
Incluir favelas e periferias na atualização dos planos municipais de saneamento básico, reunindo dados confiáveis e metas sustentáveis, com vistas ao monitoramento cidadão e ao enfrentamento do racismo ambiental.
GESTÃO PÚBLICA
Garantir projetos que promovam maior equidade na política, dando mais espaço e voz para grupos menos representados, como negros e LBGTQIA+, através da destinação obrigatória de recursos do Fundo Eleitoral.