Casa Fluminense abre inscrições para o Edital Agenda Rio 2030

Categorias
Texto por
Larissa Amorim
Data
24 de abril de 2019

É com alegria que anunciamos a abertura das inscrições para o Edital Agenda Rio, do Fundo Casa Fluminense, destinado a fortalecer e apoiar iniciativas da sociedade civil alinhadas com a Agenda Rio 2030. O edital se destina à coletivos, movimentos e organizações, da Região Metropolitana do RJ, engajadas na construção de um Rio mais igual, democrático e sustentável. Com o apoio da Open Society Foundation e da Fundação Ford, o edital investirá 40 mil reais. Serão escolhidos 10 projetos que receberão um aporte de 4 mil reais cada. Os selecionados também participarão de oficina sobre monitoramento da Agenda Rio 2030 e receberão acompanhamento da Casa Fluminense.

As inscrições estão abertas até o dia 24 de maio!

Confira aqui o Edital da Agenda Rio 2030, do Fundo Casa Fluminense, e inscreva-se pelo formulário online.

O Fundo Casa Fluminense tem por objetivo apoiar iniciativas de formação, mobilização e/ou monitoramento de políticas públicas alinhadas com os eixos temáticos da Agenda Rio 2030. Podem ser inscritos projetos que abordem qualquer um dos eixos da Agenda Rio 2030, mas haverá prioridade para os temas de mobilidade urbana, segurança pública e saneamento básico. São bem-vindos projetos que articulem mais de um eixo ou proposta da Agenda Rio, produzindo ações territorializadas e com abordagem em várias temáticas.

” Desde 2016 o fundo vem apoiando ações e projetos como forma de possibilitar que pequenas iniciativas e grupos não formalizados, mas muito atuantes, possam acessar recursos para continuar seus trabalhos. Em 3 anos apoiamos mais de 50 ações, que vão de seminários a bicicletadas, em 13 municípios, com um total de 42 mil reais. Com o Edital Agenda Rio a gente quer pontencializar ainda mais a atuação de novos grupos e movimentos, tão importante nessa conjuntura de escassez de recursos “, comenta Yasmin Monteiro, assessora de mobilização da Casa Fluminense.

Conheça os critérios de seleção

A seleção das propostas submetidas será feita pela Comissão Especial formada pela equipe da Casa Fluminense e membros do conselho do Fundo. Serão utilizados os seguintes critérios para a seleção do conjunto de propostas contempladas:

  1. Diversidade territorial, buscando atingir, prioritariamente, Baixada Fluminense, Leste Fluminense, Zona Oeste, Zona Norte, periferias e favelas da metrópole;
  2. Alinhamento com qualquer um dos eixos da Agenda Rio 2030, com prioridade para os temas de mobilidade urbana, segurança pública e saneamento básico;
  3. Capacidade de realizar processos de formação, de mobilização e monitoramento de políticas públicas nos seus territórios, de preferência com articulação em redes locais
  4. Diversidade dos formatos das propostas a serem entregues ao final do edital.
  5. Serão priorizados projetos liderados por mulheres, jovens, negras e negros.

Já conhece a Agenda Rio 2030?

A Agenda Rio 2030 reúne 40 propostas construídas coletivamente com 50 organizações, movimentos e coletivos, para enfrentar os principais desafios do Rio e defende um horizonte de participação de todos os territórios e população fluminenses, não restritos as áreas centrais da capital historicamente privilegiadas. A publicação foi divulgada por meio do movimento Rio por Inteiro, que possuía o objetivo de ampliar a participação social nas eleições de 2018. Durante a campanha eleitoral, a Agenda foi entregue à 96 candidaturas, das quais 19 foram eleitas. O passo seguinte é ampliar processos de formação, mobilização e monitoramento da sociedade em torno dessas propostas.

Fique atento aos prazos e convoque o seu bonde! O resultado das inscrições será divulgado até no dia 3 de junho no site da Casa e nos demais canais institucionais.

Agenda Rio

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
tristique tempus Aliquam ut mi, ut et, ipsum quis mattis in