Três principais candidatos à prefeitura de Niterói assinam compromisso com a Campanha #Rio2017

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
13 de setembro de 2016

A Câmara de Vereadores de Niterói fez jus ontem ao desígnio de “casa do povo”: mais de 120 fluminenses ocuparam o plenário para apresentar propostas de políticas públicas aos candidatos às Eleições Municipais no Fórum Rio 2017 – Niterói. O candidato Flávio Serafini, do PSOL, e Felipe Peixoto, do PSB, estiveram presentes. O atual prefeito, Rodrigo Neves (PV), foi representado pela secretária de planejamento, Giovanna Victer. Os três candidatos assinaram compromisso com a Campanha #Rio2017 ao lado de outros 17 postulantes a vereador. Ao todo, 29 candidatos participaram do evento.

José Marcelo Zacchi, coordenador geral da Casa Fluminense, abriu o evento apresentando os 12 eixos abordados na Agenda Rio 2017, que reúne propostas de políticas públicas em temas como saneamento, mobilidade, segurança e transparência. O documento traz para o foco a questão da redução de desigualdades no escopo da metrópole do Rio e a importância de uma maior integração entre os municípios para torná-la realidade. Organizações de Niterói apresentaram as demandas do município em áreas como assistência social, juventude e resíduos sólidos. Antonio Oscar, coordenador do Fórum de Transparência e Controle Social e membro do Observatório Social de Niterói, encerrou a primeira parte do Fórum frisando a importância do momento: “a sociedade civil assume aqui hoje um papel protagonista: fizemos cartas endereçadas ao legislativo e ao executivo e vamos monitorar os compromissos para garantir maior transparência na próxima gestão”.

A Campanha #Rio2017 entrou em contato com todos os candidatos à prefeitura, realizando encontros com as candidaturas. Apenas a candidata Danielle Borne (PSTU) não pode comparecer. Os 17 postulantes a vereador que se comprometeram com a Campanha pertencem a oito partidos diferentes. Confira o conjunto de materiais enviado a todos os candidatos.

Após a rodada de apresentação das propostas da sociedade civil, cada candidato a prefeito teve dez minutos para reagir. Felipe Peixoto (PSB) disse que vários dos pontos trazidos nas cartas já estão contemplados no seu plano de governo e que continua aberto à inclusão de novas ideias. Flávio Serafini (PSOL) reiterou a convergência das propostas apresentadas com sua plataforma de campanha e disse “não estar entre aqueles que acham que se pode virar as costas para as organizações da sociedade civil e governar com base em acordos de gabinete”. Rodrigo Neves (PV) foi representado pela Secretária de Planejamento Giovanna Victer. Ela defendeu que é necessária gestão para transformar as demandas da sociedade em políticas públicas efetivas. “Precisamos reunir três campos: o da técnica, o da política e o da sociedade. Quanto maior a convergência entre eles, maior a democracia”, disse ela, saudando a realização do Fórum.

O encontro foi promovido pelos fóruns niteroienses de Assistência Social; Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Economia Solidária; Juventudes; Prevenção ao Álcool e outras Drogas; e Transparência; a Agenda 21 municipal; o Comitê das Agendas 21 da Região Centro Leste Fluminense (ComArc); o Conselho Comunitário da Orla da Baía de Niterói (CCOB); o Espaço Cultural da Grota; o Grupo de Ação, Pesquisa e Orientação a Projetos Sociais (GAPOPS); o Grupo de Vigilantes da Câmara; o IAB –Leste Fluminense; e as organizações Ilumina-UFF; Instituto Baía de Guanabara; Niterói Como Vamos; Observatório Social; e Soluções Urbanas. A iniciativa é coordenada pela Casa Fluminense.

A Campanha #Rio2017 segue até o final das Eleições Municipais buscando conquistar a adesão de candidatos a uma agenda de universalização do acesso a oportunidades e direitos, aprofundamento da democracia e desenvolvimento sustentável. Até agora 11 candidatos a prefeito e 42 a vereador, de diferentes municípios e partidos, já se comprometeram com esses valores. Veja a lista completa. Na próxima segunda-feira, 19/09, a sociedade civil de Duque de Caxias vai levar suas ideias aos candidatos no Fórum “A cidade que queremos”. O encontro acontece às 17h na FEBF.

Agenda Rio

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
Lorem dolor. id, efficitur. suscipit nunc at nec commodo ut tristique