Rio Por Inteiro

+ Oportunidades - Desigualdades

A Casa Fluminense, a Fundação Cidadania Inteligente (FCI) e seus parceiros da sociedade civil lançaram a Rio Por Inteiro, que reúne organizações e movimentos sociais, cidadãos/cidadãs, propostas e candidatos/as em uma plataforma digital construída com base na tecnologia Vota Inteligente, desenvolvida pela FCI e utilizada nas eleições nacionais do Chile em 2017. O objetivo é promover um movimento da sociedade civil e suprapartidário em torno de propostas capazes de ampliar oportunidades e reduzir desigualdades na região metropolitana do Rio.

Baseada em uma tecnologia ainda inédita no Brasil, a plataforma Rio Por Inteiro tem como objetivo ampliar a participação social no processo eleitoral do Rio em 2018, construir compromissos com as candidaturas e incentivar o monitoramento cidadão das políticas públicas. Nela qualquer pessoa, grupo, coletivo ou organização da sociedade civil pode publicar uma proposta e receber apoios do público cidadão e dos candidatos às eleições. Dessa forma haverá uma priorização das propostas pelos cidadãos, que poderão apoiar aquelas com as quais mais se identificam. Ainda na plataforma, poderão ser cadastras atividades no calendário de mobilização.

CADASTRE SUA PROPOSTA

O prazo para cadastro de propostas fica disponível até o dia 15 de agosto, durante o calendário de mobilizações e atividades nos territórios. A partir do dia 16 de agosto, início oficial da campanha eleitoral, os candidatos poderão se cadastrar na plataforma. A partir daí ocorre o que chamamos de Tinder da Política, um match entre eleitor e candidaturas a partir dos temas de interesse e propostas apoiadas na plataforma. Desse modo, as pessoas podem saber com qual candidatura (s) possuem mais compatibilidade.

Acesse

PROPOSTAS DA AGENDA RIO 2030 NA #RIOPORINTEIRO

Ao todo a Casa Fluminense já cadastrou 20 propostas na plataforma Rio Por Inteiro para encarar os desafios estruturais da metrópole apontando caminhos para uma melhor gestão metropolitana, para a geração de emprego e renda, além de sugestões para a mobilidade urbana, saneamento básico, segurança pública entre outros. Lançada no 11º Fórum Rio, a nova Agenda Rio reúne um conjunto de propostas de políticas públicas para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e seus 21 municípios, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes da ONU em sua Agenda 2030.

Apoie

O FINANCIAMENTO COLETIVO TORNOU POSSÍVEL

Em abril e maio de 2018, realizamos um crowdfunding com o objetivo de arrecadar recursos para a Rio Por Inteiro. Batemos a primeira e a segunda meta com a colaboração de 178 benfeitores e alcançamos 30 mil reais! Com esse recurso, já produzimos materiais de mobilização e vamos apoiar a produção de atividades de parceiros nos territórios na região metropolitana do Rio. Na plataforma Rio Por Inteiro, você pode acompanhar as datas da ações em nosso calendário de mobilização.

Veja como foi a campanha

TRIBUNA RIO POR INTEIRO

Uma série de artigos para refletir o Rio metropolitano, fomentar o debate e as ideias sobre quais são nossos reais desafios a serem enfrentados, tomando como base a oportunidade que se apresenta com o ano eleitoral. A coletânea Tribuna Rio Por Inteiro reúne temas de autores e autoras da vida urbana. #TribunaRioPorInteiro

Acesse a biblioteca

A trajetória do movimento

Quando a Casa Fluminense se reuniu com a Fundação Cidadania Inteligente e outras organizações da sociedade civil para promover mais participação social nas eleições, os desafios pareciam enormes e havia um percurso grande a ser percorrido. Topamos o desafio e de lá para cá temos muita coisa para contar. Quer saber?

Confira

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Por Inteiro: iniciativa debaterá caminhos para a metrópole do Rio

É dada a largada para mais participação social nas eleições 2018

Fórum Rio em São Gonçalo lança Agenda Rio 2030 e plataforma Rio Por Inteiro

Lançamento da Agenda Rio versão 2018

Casa Fluminense realiza 11ª edição do Fórum Rio em São Gonçalo

ut suscipit amet, ultricies leo. felis eleifend fringilla dolor.