O Dia se une à Casa Fluminense à procura de alternativas para o Estado

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
21 de julho de 2014

Rio – É como unir o útil ao agradável. A partir do próximo domingo, O DIA começa a publicar uma série de reportagens sobre os problemas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e suas possíveis soluções, baseadas em dados da Casa Fluminense. Centro de excelência que reúne agentes diversos da sociedade civil para elaborar e propor políticas públicas para o Grande Rio, a Casa Fluminense foi criada em fevereiro de 2013. José Marcelo Zacchi, diretor-executivo da ONG, aposta que a união com o jornal pode se refletir na campanha deste ano.

“Esta parceria cumpre um papel importante em assegurar que os rumos da metrópole, de forma plena e inclusiva, sejam devidamente tratados pelo debate eleitoral”, acredita Zacchi. “Temos a oportunidade de afirmar uma agenda sólida para caminhar em direção a um Rio mais igual e democrático.”

Aziz Filho, diretor de Redação do DIA , é um entusiasta da parceria. Para ele, quem mais irá aproveitá-la é o leitor. “Ele ganha com informação de qualidade, para poder refletir sobre as imensas oportunidades que o Rio de Janeiro tem. A ideia é construir um futuro com menos exclusão e mais qualidade de vida”, acredita. “Compartilhar as informações coletadas pela Casa Fluminense com os leitores é uma obrigação. E também uma honra para o jornal mais identificado com os interesses do Rio de Janeiro.”

A série de reportagens começa domingo que vem com o tema mobilidade. Além de mostrar os problemas que levam milhares de usuários a perder inúmeras horas dentro de transportes públicos, dificultando a qualificação da mão de obra e a produtividade, também apontará como evitá-los.

No dia 3 de agosto, o tema será Segurança Pública. A Educação será abordada na edição do dia 17 de agosto e Pobreza/Renda, dia 31 do mesmo mês. Já Mercado de Trabalho sairá dia 14 de setembro e Saúde, no dia 28.

5 MINUTOS COM JOSÉ MARCELO ZACCHI, DA CASA FLUMINENSE 

‘O Dia ajuda a qualificar o diálogo’

1. Explique o que é a Casa Fluminense.
— É um espaço voltado a promover a expansão da agenda pública para a metrópole e o estado, mobilizando a sociedade. Queremos propor esta agenda.

2. O que espera com esta parceria?
— Reforçar um olhar universal sobre o Rio como ponto de partida para o debate dos desafios da cidade, da metrópole e do estado.

3. E como o jornal pode contribuir?
— O DIA, como ator primordial na esfera pública, ajuda a impulsionar e qualificar o diálogo coletivo nabusca de soluções comuns.

Matéria originalmente publicada no jornal O Dia

parceria

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
ipsum id, dolor non nunc dapibus mi, porta. Praesent luctus elementum justo