ELEIÇÕES 2018: O lugar da Região Metropolitana na próxima legislatura

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
18 de outubro de 2018

Nova publicação da Casa Fluminense traça um raio-X da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e ainda levanta um fato curioso: com uma renovação de mais de 50% de seus quadros, a próxima legislatura pode mudar a forma com que conduz as discussões sobre as demandas da Região Metropolitana (RMRJ).

Quem afirma é Henrique Silveira, coordenador executivo da Casa Fluminense. Para ele, embora a definição do novo governador fluminense tenha ficado para o segundo turno e seja uma variável importante a ser considerada, já é possível prever uma nova dinâmica de forças no parlamento estadual. “A primeira constatação com a abertura das urnas é o fim da hegemonia do MDB, que perdeu 7 das 12 cadeiras que possui hoje, e a elevação do PSL ao posto de maior bancada da Alerj. Com 13 deputados estaduais, o partido de Jair Bolsonaro elegeu mais que o dobro de representantes do DEM, que só teve seis parlamentares eleitos. Essa é uma conclusão importante que pode mudar a dinâmica do parlamento”, afirma Henrique.

Henrique lembra ainda que, enquanto a capital elegeu 31 deputados para a Alerj, municípios importantes da Região Metropolitana, como São Gonçalo, o segundo maior colégio eleitoral do estado, não conseguiram eleger representação no Parlamento. E diz que isso também pode ter consequências nas decisões da próxima legislatura. “Esse é um dos motivos pelos quais precisamos acompanhar o trabalho dos deputados. Se quisermos garantir um Rio de Janeiro mais integrado, precisamos estar atentos a estas novas dinâmicas e buscar interlocução com as novas forças políticas que surgem após esta eleição”.

A Casa Fluminense faz um acompanhamento permanente da atividade parlamentar no Estado do Rio. Antes das eleições, desenvolveu a plataforma Rio por Inteiro, ferramenta criada em parceria com a Fundação Cidadania Inteligente, onde propostas criadas de forma coletiva podiam ser conhecidas e endossadas pelos candidatos ao parlamento.

Além disso, a Casa preparou uma cartilha digital “Por Dentro do Parlamento” para ajudar os eleitores a entenderem o papel do Poder Legislativo estadual e avaliarem o trabalho realizado pelos deputados fluminenses, de forma a tornar mais fácil a tarefa de acompanhar as atividades no Parlamento.

O e-book está disponível na página https://parlamento.casafluminense.org.br 

 

 

Rio Por Inteiro

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
diam et, Aenean ipsum porta. sed risus. eget