Apoie a Ideia Legislativa para criar projeto que defende a recuperação da Estrada de Ferro Mauá

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
23 de fevereiro de 2018

No dia 06 de fevereiro começou a correr o prazo para obtenção dos 20 mil votos em favor da Ideia Legislativa que propõe a criação do Programa de Recuperação do Trecho Ferroviário Mauá-Fragoso, no Município de Magé (RJ).

A primeira estrada de ferro do país, a Estrada de Ferro Mauá, é tombada pelo IPHAN desde 1954. Até o momento apenas 4,025% dos votos necessários foram atingidos para que o tema seja tratado na Comissão de Legislação Participativa do Senado Federal.

A meta é chegar no dia 6 de junho com os 20 mil votos exigidos.

Até dia 6 de abril são necessários 9.195 votos.

Se você quer apoiar essa iniciativa favoravelmente, CLIQUE NESSE LINK e deixe seu voto.

Estrada de Ferro Mauá (inaugurada em 30 de abril de 1854), primeira ferrovia do país e via importante para o deslocamento no Rio Metropolitano.

A volta da Estrada de Ferro Mauá teria um impacto significativo na circulação na região. Pelas contas da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), a ferrovia poderia transportar 11.200 pessoas por dia, quase 8.000 a mais do que o necessário para que sua operação seja economicamente viável.

Transporte ferroviário de pessoas como solução – A retirada dos trilhos entre Raiz da Serra e Petrópolis aconteceu em 1964, assim como a desativação do trajeto original da Estrada de Ferro Mauá. Hoje existe uma demanda por mobilidade urbana que não havia há 50 anos e que justifica a volta dos trens à região. Em países que souberam conservar seus trilhos, estações e a qualidade do transporte ferroviário, há menos problemas relacionados ao trânsito congestionado devido o alto número de veículos e também à qualidade de vida da população, bem como o tempo de deslocamento casa-trabalho.

Leia mais sobre a Estrada de Ferro Mauá e sua reativação

Conheça a história das estações de trem na região metropolitana do Rio.

Estação Barão de Mauá (também chamada Estação Leopoldina)

Fórum Rio 2019 vem aí

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
commodo consequat. Praesent ultricies vel, fringilla ipsum nunc justo libero non elementum