Câmara Metropolitana lança PDUI nesta quinta (21)

Categorias
Texto por
Comunicação Casa
Data
20 de junho de 2018

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana do Rio de Janeiro foi criado pelo Governo do Estado com o objetivo de traçar diretrizes para as decisões governamentais. O plano de ação foi desenvolvido por uma equipe especializada com a contribuição de diversos segmentos da sociedade. Depois de três anos de encontros, oficinas e estudos, a entrega do PDUI – Modelar a Metrópole será realizada pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta feira, dia 21, na Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Lapa – Rio de Janeiro/ RJ).

Conheça mais sobre o PDUI  – acesse o site Modelar a Metrópole

 

******************************************************************************************************

 

1ª Conferência Metropolitana debate PDUI neste sábado em Niterói

No último 26 de maio aconteceu a 1ª Conferência Metropolitana na cidade de Niterói. O evento foi realizado pela  Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Governo do Estado do Rio de Janeiro e  debateu as prioridades da sociedade civil no contexto do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDUI/RMRJ).

O Plano apresenta uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo para buscar melhorias na qualidade de vida dos cidadãos da metrópole, são propostas contextualizadas com a realidade que foram consolidadas mediante a participação popular. É uma estratégia para o desenvolvimento urbano sustentável da RMRJ.

De acordo com João Souza e Silva, consultor em Mobilização para o consórcio contratado para executar o Plano – Quanta/Lerner,  “foram mobilizados mais de 600 pessoas após um processo que buscou identificar atores sociais e institucionais, pesquisadores acadêmicos e lideranças comunitárias representativas para as 10 Pré-Conferências realizadas nos meses de abril e maio”, explica. Diversos especialistas nas áreas de Expansão Econômica, Saneamento Básico, Mobilidade, Patrimônio Natural e Cultural, Habitação e Gestão Urbana já foram consultados, ao todo participaram cerca de 3 mil pessoas em toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Agora, os 144 delegados eleitos marcarão presença neste sábado na 1ª Conferência Metropolitana que vai eleger também um Fórum de Acompanhamento para Plano, entre eles está a Casa Fluminense como uma das organizações da sociedade civil que colaborou com o debate e propostas apresentadas pela população.

Pré-Conferência em Queimados

O PLANO METROPOLITANO

Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Câmara Metropolitana, e financiado pelo Banco Mundial, o PDUI/RMRJ foi iniciado em janeiro de 2016 e tem o objetivo de elaborar um conjunto de cenários, estratégias e instrumentos que orientem decisões governamentais nos anos futuros e sejam referências para a sociedade fluminense. O maior objetivo é eleger um conjunto de ações prioritárias para até 25 anos, em busca de uma metrópole mais justa e equilibrada.

Conheça os principais pontos abordados na reunião: Modelar a Metrópole- Prioridades para RMRJ

1ª Conferência Metropolitana_DocumentoBase

Acesse : www.camarametropolitana.rj.gov.br

Saiba mais: PDUI em debate: participe das atividades que orientam as prioridades para a RMRJ

 

Centro comercial de Nova Iguaçu

Painel de Monitoramento

Conheça o projeto

Outras Notícias

Download - Mapa da desigualdade

* campos obrigatórios
tristique quis id Phasellus tempus Sed ante. Praesent mi, elit. facilisis consequat.